Polícia Civil apreende outro suspeito de matar comerciante em Pitangui
G1
A Polícia Civil apreendeu nesta sexta-feira (3) um adolescente de 17 anos suspeito de envolvimento na morte do empresário Flávio Alves Valério, de 35 anos, em Pitangui. O crime ocorreu no dia 18 de janeiro. O garoto teria dirigido a moto usada na fuga do outro adolescente de 17 anos suspeito de entrar na loja de celulares e atirado contra o dono do estabelecimento. Os dois estão detidos na cidade.
Os investigadores descobriram que o suspeito sairia da casa dos pais em Montes Claros, no Norte de Minas, com destino a Nova Serrana, no Centro-Oeste. Na BR-040 o veículo em que ele estava foi interceptado e os ocupantes foram encaminhados à delegacia de Pitangui, onde o garoto foi ouvido. Em seguida ele foi apresentado à juíza Marcilene Miranda, no Fórum da mesma cidade.
“Esse adolescente teria sido o piloto da moto que deu fuga ao garoto que confessou ter atirado na vítima. Trata-se de um menor que já tem histórico de envolvimento em crimes em Pitangui”, explicou a delegada Jennefer Caldeira, responsável pelo caso.
Com a apreensão, o inquérito já é considerado como encerrado. “Vamos apenas concluir algumas oitivas”, acrescentou.
O primeiro suspeito do crime foi detido no dia 25 de janeiro. O adolescente de 17 anos confessou ter atirado no empresário e confirmou o envolvimento do outro garoto. Ainda segundo a Polícia Civil, os adolescentes devem ser transferidos para o Centro de Internação Provisória Dom Bosco, em Belo Horizonte. A data prevista para a transferência não foi divulgada.
O crime
Imagens de uma câmera do circuito interno da loja mostram o momento do crime. O vídeo mostra um criminoso entrando na loja armado de capacete. Ele anuncia o assalto, pede dinheiro e o dono do local se levanta e segue para o caixa.
O suspeito agride a vítima mais de uma vez com a arma. O homem reage e empurra o criminoso, que atira no rosto do comerciante. Havia funcionários e clientes na loja.
Após o disparo, o ladrão fugiu em uma moto com um comparsa que o aguardava do lado de fora do local.
O corpo de Flávio Valério foi enterrado no dia 19 em Pitangui. Ele deixou a mulher e dois filhos, de dois e cinco anos. O mais novo fez aniversário no dia em que o pai foi morto.
A morte dele causou intensa comoção popular na cidade. No dia do enterro, muitos comerciantes fecharam as portas de seus estabelecimentos e foram às ruas em protesto contra a violência.