1º fim de semana de dezembro deve ter céu encoberto e pancadas isoladas

3/12/2021 | Centro-Oeste

Os termômetros devem variar entre 15°C e 29°C – Foto Maria Fernanda Ramos / Santana FM

 

 

O primeiro fim de semana de dezembro amanheceu nublado no Centro-Oeste de Minas. Nos próximos dias, o céu deve seguir encoberto e as cidades poderão registrar pancadas isoladas. Os termômetros devem variar entre 15°C e 29°C, com um aumento gradual da temperatura ao longo do fim de semana.

 

Segundo o professor de Climatologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Leandro de Godoi Pinton, a condição climática é resultado da influência de um corredor de umidade proveniente da Amazônia, que passou pela região.

 

“Atualmente, esse canal está posicionado no norte do estado. Ainda assim, a combinação do ar úmido deixado pelo sistema no Centro-Oeste mineiro, junto ao aquecimento em superfície, contribui para uma atmosfera local instável, o que favorece a formação de muitas nuvens e aumenta a possibilidade de chuva isolada”, descreveu Pinton.

 

Ainda segundo Pinton, nesta sexta-feira (3) as temperaturas máximas irão variar entre 26°C e 29°C, enquanto as mínimas ficam entre 18ºC e 19ºC.

 

No sábado (4), a variação deve ser de 27°C a 29°C nas máximas e 17°C a 18°C nas mínimas. Já no domingo (5), as máximas atingem valores entre 29ºC e 30ºC e as temperaturas mínimas variam entre 17ºC e 19ºC.

 

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os dias devem ser de céu parcialmente nublado e a taxa de umidade do ar deve permanecer em torno de 40% no período da tarde, momento de maior aquecimento.

 

Características climáticas de dezembro

 

Segundo a climatologista Alcione Wagner, dezembro é um dos meses em que é esperado os maiores índices de precipitação. Ele representa a transição entre a primavera e o início do verão, que começa no dia 21 de dezembro às 12h59.

 

A população pode esperar por temperaturas elevadas e chuvas significativas, com a presença de temporais no fim da tarde e início da noite. “Principalmente devido a passagem de frentes frias e influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAs)”, explicou a climatologista.

 

Segundo o Inmet, com a atuação frequente das ZCAs e corredores de umidade, vindos da Amazônia, dias de chuvas consecutivas podem ser registrados.

 

Alcione descreveu que as temperaturas devem seguir acima da média histórica. As máximas devem variar entre 30°C a 35°C e as mínimas entre 16ºC a 20ºC. A umidade relativa do ar, devido às chuvas regulares, fica entre 40% e 100%.

 

Previsão em algumas cidades

 

  • Itaúna 16ºC 28ºC
  • Pará de Minas 16ºC 28ºC
  • Divinópolis 15°C 29ºC
  • Nova Serrana 17ºC 28ºC

 

 

Por G1

 

 

 

Veja também