Itaúna e região continua sofrendo com incêndios

fogo cidade

 

Nos últimos dias, a fumaça passou afazer parte do cenário de Itaúna. Para onde se  olha é possível ver focos de incêndio ou a fumaça  que se fixou no céu da cidade.

A equipe da Santana FM flagrou dois incêndios, um deles, próximo a Pará de Minas, onde as chamas tomavam conta de  grande parte da serra, levantando uma fumaça escura. O outro flagrante aconteceu na Avenida Silva Jardim, onde foi ateado fogo às margens do Rio São João.

Os ouvintes, também vêm contribuindo com muitas denúncias a este tipo de ação. Um itaunense mandou imagens de um incêndio que ocorreu ontem próximo a Fundição Corradi, na mata  que cobre a região.

Outro flagrante que também ocorreu nesta terça-feira é de um foco de incêndio no Bairro Parque Jardim, onde segundo o ouvinte, funciona a usina de lixo. A fumaça que saia do local era preta, possivelmente queima de pneus ou outros materiais.

Mesmo com a falta de chuva que toma conta do estado e já deixa mais de 150 cidades mineiras em estado de emergência muitas pessoas não estão se preocupando com o meio ambiente. Confira algumas dicas para evitar as queimadas:

Não queime resíduos em terrenos baldios, pois podem propagar as chamas para outros locais;

Não descartar resíduos em lugares de vegetação, principalmente objetos de alta inflamabilidade;

Não lance pontas de cigarro pela janela do carro. Devido à baixa umidade no período da seca, a vegetação se incendeia com muita facilidade;

  Para quem pratica o ecoturismo, os bombeiros alertam para o risco de fogueiras e lixo espalhado pelas matas;

Não acenda fogueiras e velas próximas a áreas verdes;

  Acenda fogueiras apenas após limpar região, capinando a vegetação até chegar a terra. Certifique-se que as brasas estão apagadas e resfriadas. Se possível, enterre o material combustível que sobrou.
fogo cidade gif

One Response

  1. jorge novembro 16, 2016

Leave a Reply