Apresentação de máquinas e recapeamento de ruas atrapalha trânsito no Centro

Foto: Divulgação/As aquisições foram possíveis após a Câmara aprovar financiamento junto ao Banco do Brasil, dentro do Programa de Eficiência Municipal.

Gabriela Santos*

Na última sexta (6), foi apresentado na porta da Prefeitura os novos veículos que agora compõem a frota do município. Quatro caminhões adquiridos no valor total de R$1.724.979,00 fazem parte da proposta de reestruturação do Canteiro de Obras da Secretaria de Infraestrutura. A apresentação causou enorme confusão no trânsito central, já que foi às 10h, horário próximo ao de pico e ainda em dia de jogo da Seleção Brasileira na Copa.

O valor total do investimento pode ultrapassar R$ 3 milhões, já que, segundo a Prefeitura, ainda estão em processo licitatório para aquisição, 2 rolos compactadores, 1 guindaste, 1 carroceria de carga seca, 1 carroceria caçamba basculante, 1 tanque pipa e uma prancha de transporte.

As aquisições foram possíveis após a Câmara aprovar financiamento junto ao Banco do Brasil, dentro do Programa de Eficiência Municipal. O montante contratado é para a reestruturação do Canteiro de Obras. A Prefeitura informou ainda que vai pagar o empréstimo em 54 parcelas sucessivas e iguais a partir de 10 de novembro de 2018. Portanto, esta dívida deverá ser paga até meados de 2022. Os juros cobrados pelo Banco do Brasil, segundo divulgação da instituição, variam de 1,2% a 1,4% ao mês.

Além disso, na última terça (3), a rua Melo Viana, situada no Centro de Itaúna, foi asfaltada, marcando o início do recapeamento de várias ruas da cidade. No dia seguinte foi a vez da rua Dr. José Gonçalves. Ambas foram feitas em horário comercial, o que também causou conflitos no trânsito.

Além da Melo Viana e Dr. José Gonçalves, as seguintes ruas do Centro serão revitalizadas: Agripino Lima, Antônio Corradi, Cel. Osório de Camargos, Geniplo Dornas, Tácito Nogueira, Arthur Vilaça, Gonçalves da Guia, João de Cerqueira Lima, Marechal Deodoro, Manoel Gonçalves, Antônio de Matos e Pereira Lima. Ainda na área central serão asfaltadas a Praça da Matriz e a Praça João Nogueira.

Nos bairros serão asfaltadas as seguintes vias: Avenida Faria Tavares (Parque Jardim Santanense), 13 de Maio e 15 de Novembro (Piedade), Contagem (Padre Eustáquio/ Vila Vilaça), Cunha Quitão (Chácaras do Quitão), Dr. Dário Gonçalves e Naningo Neto (Jadir Marinho), Vasco Mendes e Dorinato Lima (Morro do Engenho), Astolfo Dornas e Eliseu Jardim (Universitário) e Álvaro Matos (Cerqueira Lima).

*Estagiária sob supervisão de Paloma Guimarães.