Católicos iniciam celebrações da festa de Nossa Senhora do Rosário

Foto: Adilson Nogueira/Festas se iniciaram na última quarta (1º).

Gabriela Santos*

Na última quarta (1º), iniciou-se a tradicional Festa de Nossa Senhora do Rosário, que se estende até o próximo dia 17.

A comunidade católica, os devotos de Nossa Senhora do Rosário e dos chamados “santos pretos”, se reúnem para propagar a fé que veio com os escravos e se plantou em Minas com a festa do Congado.

Nesta segunda (6), a partir das 19 horas, haverá orações e celebração da Santa Missa com o Padre Gilmar Pinheiro Marques. De terça (7) até sábado (11), também haverá orações, proclamação do Evangelho e comunhão eucarística, a partir das 19 horas.

O tríduo das celebrações eucarísticas começa no domingo (12), às 9h e às 17h. Na segunda (13) e na terça (14), às 19h. Na quarta (15), Dia de Nossa Senhora do Rosário (feriado municipal), haverá o “café comunitário”, às 7 horas, na casa da Rainha Santa Efigênia (Dona Sãozinha), no bairro Santo Antônio; e da Rainha Conga (Dona Maria Ana), no bairro das Graças.

Já às 9h, acontecem missa e procissão contornando a Praça da Igreja do Rosário e a sede das Sete Guardas. O cortejo com os andores dos santos patronos do Reinado, saindo da casa de Dona Sãozinha, se juntam à procissão, no Alto do Rosário. Às 18h acontece a celebração eucarística. O “pagamento das promessas” será na quinta (16), às 19h e no dia 17, os membros das Guardas encerram os festejos depois da missa, também prevista para começar às 19h.

Durante todos os dias, estão armadas barraquinhas no Alto do Rosário, para receber os visitantes.

*Estagiária sob supervisão de Paloma Guimarães.