Crianças já podem ser vacinadas contra Sarampo e Poliomielite

Foto: Divulgação/Crianças já podem ser vacinadas contra Sarampo e Poliomielite

Alisson Eustaquio*

A Secretaria de Saúde, Rotary Cidade Educativa, Rotary Cidade Universitária, Rotary de Itaúna, Rotaract, Casa da Amizade, Secretaria de Educação e Tiro de Guerra estão realizando uma campanha conjunta de vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite em Itaúna. A campanha que começou nesta segunda-feira (6) é feita nacionalmente pela Ministério da Saúde. O público-alvo são crianças de um a cinco anos, incluindo quem recebeu a imunização anteriormente.

A vacinação estará disponível nas as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para vacinar, os pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação da criança e o cartão do Sistema único de Saúde (SUS).

Segundo a secretaria de Saúde de Itaúna, a campanha vai do dia 6 a 31 agosto. Devem se vacinar crianças maiores de um ano e menores de cinco anos, tanto para sarampo quanto para poliomielite. Além disso, todas as quartas-feiras os postos de saúde irão estender o seu horário de 16h as 19h. O “Dia D” será realizado no dia 18 de agosto. Este ano a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 95% das crianças.

A partir desta segunda (06) começaram a ser entregues em todas as escolas de Itaúna, panfletos educativos para a conscientização das crianças. Além disso, também será entregue uma carta para os pais, incentivando a levarem seus filhos para a vacinação.

No dia 11 de agosto, todos os envolvidos na campanha em Itaúna, estarão na praça da Matriz das 8h às 12h para uma panfletagem e conscientização da população quanto ao sarampo e poliomielite.

No dia 18 de agosto, estipulado pelo Ministério da Saúde como dia D, os postos de saúde do Morada Nova, Cidade Nova, Jadir Marinho e centro receberão a presença dos rotarianos, afim de auxiliar na campanha.

Segundo José Maria, presidente do Rotary Cidade Universitária, o Brasil está erradicado da doença, mas é importante vacinar.

“Há muito anos que o Brasil está erradicado. Mas agora o índice caiu. Então faz parte do Rotary Internacional estar todos os anos ativamente nessas campanhas. Todos abraçamos essa causa”, disse José.

O presidente do Rotary Cidade Educativa Ângelo Antônio de Freitas disse que o Rotary trabalha nessa campanha a muito tempo.

“O Rotary trabalha nessa campanha a muito tempo. Todos os Rotarys do Brasil estão sempre junto com o Ministério da Saúde e da Educação”, disse Ângelo.

O presidente o Rotary de Itaúna Leonardo Santos, disse que tem pais que nem conhece essas doenças porque ela já era erradicada no Brasil, por isso o Rotary atua para incentivar e alertar a população.

“Tem pais que nunca ouviram falar dessas doenças. O índice estipulado para cada cidade é 96% das crianças vacinadas. Tem cidades que apresenta 45%. Itaúna está entre 70%, 75%. Por isso nós resolvemos resgatar essa campanha, mesmo ela sempre existindo. O objetivo é envolver a comunidade nesta causa”, disse Leonardo.

Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento dos sintomas.

Poliomielite

A doença infecto-contagiosa aguda, é causada por um vírus que vive no intestino, denominado Poliovírus. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também pode ocorrer em adultos.

Cerca de 1% dos infectados pelo vírus pode desenvolver a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe, ao falar, tossir ou espirrar.

*Estagiário supervisionado por Paloma Guimarães