Mesmo sem apoio da Prefeitura, Sindicato tenta realizar Expo Itaúna

Foto: Google Maps/Mesmo sem apoio da prefeitura Sindicato tenta realizar Expo Itaúna.

Alisson Eustáquio*

A última exposição realizada em Itaúna foi no ano de 2016, quando a cidade recebeu vários cantores de reconhecimento nacional como Gustavo Lima, Henrique e Juliano e Simone e Simaria. O evento é uma festa bem tradicional na cidade e acontecia todos os anos, normalmente no mês de setembro.

No entanto, no ano passado o evento não aconteceu. O motivo alegado foi a crise econômica e a incerteza pelo alto investimento para montagem de estrutura e contratação de shows, contudo, inviabilizaram o projeto. Entre os entraves encontrados pela organização para a Expo, estava a impossibilidade de apoio da prefeitura, as exigências legais, o alto valor pedido por empresários para fazer a festa com um dia aberto ao público e direitos autorais (ecard).

O Jornalismo Santana FM conversou com o Presidente do Sindicato Rural Geraldo Magela para saber se o evento acontecerá em 2018.

“Nós temos procurado empresários que tenham interesse em estar realizando o evento aqui em nossa cidade, mas estamos tendo dificuldade pela questão que em todos os municípios, em todas as cidades a prefeitura da alguma verba para abrir o evento, ter o portão aberto, alguma coisa assim e a gente nunca conseguiu isso aqui, desde quando estamos aqui no sindicato, aproximadamente quatro anos e meio”, disse o presidente.

Se realmente o evento acontecer, o presidente afirma que será em outubro pelo número de eventos já marcados para agosto, o que causaria prejuízo se a festa fosse em setembro.

“Nós estamos trabalhando aqui para realizar em outubro, porque tem eventos acontecendo aqui muito próximos de setembro, então ficou meio inviável, tem a festa de Para de Minas, tudo pesa, então se a gente ficar muito encostado nesses eventos provavelmente é prejuízo”, disse Geraldo.

Geraldo ainda disse que não tem nenhum problema quanto a locação do parque de exposições que pertence a Universidade de Itaúna.

“A universidade que é a proprietária do parque de exposição de Itaúna, ela empresta para a gente, nunca teve nenhum problema com essa questão, sempre emprestam para leilões, para a tradicional festa que é a Expo Itaúna, nós sempre tivemos acessos”, afirma Geraldo.

Segundo o presidente do Sindicato, Itaúna é a única cidade da região que tem um parque próprio. Ainda afirma que falta uma secretaria de agricultura.

“Eu acho que falta empenho do poder público. Porque todos os municípios vizinhos que eu visito, eu ando bastante porque eu trabalho com caminhão boiadeiro e conheço muita gente ligada a essa área, todos os municípios tem um parque de exposição do município, gerido pelo sindicato, porém do município. Aqui infelizmente nós não temos nem secretaria de agricultura, acho que o parque vai ser impossível”, disse Magela.

Além da exposição, o sindicato está organizando outros eventos, como o Leilão Misto.

“Nós estamos fazendo leilões de gado e no próximo dia 17 é leilão misto do Sindicato dos Produtores Rurais, então eu convido todo mundo interessado, que venha fazer negócio, bater uma prosa, estão todos convidados dia dezessete do oito”, conclui Geraldo.

Magela informou que já tenta contato com alguns cantores e em breve terá noticias se o evento irá ou não acontecer na cidade.

O Jornalismo Santana FM entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Itaúna, para saber o motivo pelo qual a Prefeitura não apoia a exposição na cidade. Por e-mail, a assessoria enviou um esclarecimento. Veja na íntegra:

“O sindicato dos produtores rurais de Itaúna promove a Expô Itaúna por meio de uma contratação de empresa privada. Empresa que realiza shows no parque de exposições, com a cobrança de ingresso, o que impossibilita o poder público dar apoio financeiro a um evento particular considerando que tais parcerias ou apoios devem ser seguidos conforme a lei federal 8.666/93.”

A não realização do evento tem sido motivo de chacota nas redes socias. Confira o que as pessoas compartilham com relação ao evento:

*Estagiário supervisionado por Paloma Guimarães