25/11– Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

24/11/2021 | Itaúna

Hospital Manoel Gonçalves oferece transporte gratuito às sextas-feiras – Foto Divulgação Hospital Manoel Gonçalves

 

 

Nesta quinta-feira 25/11 comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data em 2021 vem marcada ainda pelos desafios adicionais que os hemocentros do Brasil enfrentam durante a pandemia.

 

A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no ano de 2004 e tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando-os da importância da doação de sangue.

 

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro, para uso subsequente em transfusões de sangue.

 

A quantidade de sangue retirada na doação não afeta a saúde do doador, pois a recuperação ocorre imediatamente após o ato.
Agende sua doação de sangue e salve vidas.

 

Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas!

 

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio a cada parte do nosso corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua o sangue.

 

Lembrete

 

O Hospital Manoel Gonçalves oferece transporte gratuito às sextas-feiras, é só ligar na agência transfusional no 37 – 3249 – 5329 e agendar sua doação. Se você for por transporte próprio não esqueça de informar na Hemominas que a doação é para o Hospital Manoel Gonçalves de Itaúna.

 

Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.

 

 

 

 

Veja também