O Banco Central lançou nesta terça-feira 24/9, a moeda de R$ 1 em comemoração ao trigésimo aniversário do Real.
De acordo com o Banco Central, a nova moeda foi desenvolvida em conjunto com a Casa da Moeda.
“Ao todo, em 2024, entrarão em circulação 137 milhões de moedas de 1 real. Desse montante, 45 milhões serão moedas comemorativas dos 30 anos do Real”, explicou o BC.
Veja as características da moeda comemorativa:
Houve mudança apenas na frente da moeda, que além da efígie da República, já presente no atual modelo, também tem linhas diagonais e o símbolo do padrão monetário (R$).
- Na frente, a efígie da República, já presente no design da moeda de circulação comum de 1 real, é acompanhada de linhas diagonais e do símbolo do padrão monetário.
- Na borda dourada, constam as legendas “30 Anos do Real”, “1994-2024” e “Brasil”.
- No verso, a nova moeda é igual à de circulação comum, com a imagem de uma esfera sobreposta por faixa e a constelação do Cruzeiro do Sul fazendo alusão à Bandeira Nacional.
- O valor de face “1 real” e a era “2024” completam a composição.
Plano Real
Implementado em 1º de julho de 1994, o plano Real foi um marco na história econômica do país ao debelar a hiperinflação.
Tanto especialistas em economia, quanto pessoas comuns afirmam, que um ponto-chave do Plano Real foi o fato de ele não ter trazido nenhuma surpresa. Não houve confisco, não houve congelamento de preços, nem outra estratégia mirabolante.