Um abatedouro clandestino foi desativado na manhã desta quinta-feira 09/3jc, na zona rural de Pará de Minas, durante uma ação conjunta da Polícia Militar, Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Vigilância Sanitária do município.
A operação conjunta foi deflagrada após denúncia de abates clandestinos de bovinos no povoado de Braz Correia e Penhas.
A PM, IMA e Vigilância iniciaram a fiscalização e constataram evidências de diversas carcaças de animais, estruturas montadas típicas para abate de gado, além de confinamento de outros bovinos, os quais, possivelmente, seriam abatidos nos próximos dias. Os bovinos localizados estavam sem registro de compra e ficaram sob tutela do IMA.
Em um estabelecimento comercial, que fica próximo ao abatedouro, as equipes também realizaram uma fiscalização. Foram encontrados diversos cortes bovino, suínos e de aves congelados, de procedência duvidosa. O local também funcionava sem o devido licenciamento.
As carnes congeladas foram levadas pelos agentes da Vigilância Sanitária para o aterro sanitário. O proprietário do estabelecimento comercial foi orientado e advertido sob a conduta ilegal.