NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 25 de junho de 2021

dia mundial rim nefrologia

 

 

 

 Neste sábado, 07, a Liga Acadêmica de Nefrologia (LANEFRO-UIT) irá promover uma ação social na Praça Dr. Augusto Gonçalves, na cidade de Itaúna com o objetivo de conscientizar a população itaunense sobre a importância da prevenção da Doença Renal Crônica.

Esse evento acontece mundialmente e é apoiado pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. Inclusive o ofício emitido pela SBN encontra-se anexo à este e-mail. O evento também foi realizado em 2014 e nesse ano ocorrerá no sábado dia 7/3 de 9h às 13h.

Será uma ação social de prevenção e promoção de saúde, bem como o controle dos fatores de risco para o desenvolvimento da Doença Renal Crônica, como Hipertensão e Diabetes. Esse evento faz parte do projeto de extensão que a liga deve desenvolver na sociedade para validação das suas atividades

 Veja o comunicado sobre o Dia Mundial do Rim 2015:

No dia 12 de Março de 2015 será comemorado o Dia Mundial do Rim. Serão realizadas ações em todo o mundo com o objetivo de divulgar as informações relacionadas a prevenção das doenças renais. A Sociedade Brasileira de Nefrologia coordena essa campanha no Brasil. Criamos material informativo e educativo que é distribuído e divulgado em todas as regiões brasileiras, tendo em média 700 eventos relacionados.

Ao longo dos anos, essa Campanha de Prevenção tem-se intensificado, ampliando cada vez mais o número de pessoas atingidas com informações sobre prevenção e a importância do diagnóstico precoce da doença renal crônica. 

Para 2015, o tema do Dia Mundial do Rim será “Rins saudáveis”. Neste ano o foco é alertar a população com relação a adoção de hábitos saudáveis, ingestão de água, mudança de estilo de vida e autocuidado das doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade.

A Sociedade Brasileira de Nefrologia, assim como nos anos anteriores, já preparou o material para a campanha, que consta de camisetas, adesivos, cartazes e um check-list, priorizando informações sobre os fatores de risco para a DRC e estimulando cuidados com a saúde dos rins.

Outra importante ação de publicidade da campanha é a iluminação de pontos turísticos em diversas localidades do país com as cores azul e vermelho, para chamar a atenção para a questão da DRC, a exemplo do que houve nos últimos dois anos no Cristo Redentor e no Obelisco do Ibirapuera.

Para a realização do material da campanha, a SBN segue padrões mundiais e conta com patrocinadores, que não interferem nas decisões e nem no conteúdo da campanha. No material publicitário, a logomarca desses parceiros é inserida sob a forma de apoio.

Tendo em vista, a importância da Campanha na prevenção das doenças renais  em consonância com as diretrizes para o Cuidado à Pessoa com Doença Renal Crônica no SUS, solicitamos ao Ministério da Saúde a autorização para utilizar o logotipo do Ministério da Saúde ou do Sistema Único de Saúde em nosso material publicitário, como parceiro realizador, junto com a SBN nos moldes do ano anterior.