NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 20 de fevereiro de 2019

Foto: Arquivo pessoal/AILE abre edital para preenchimento de três cadeiras

Alisson Eustáquio

Santana FM

A Academia Itaunense de Letras (AILE) abriu o edital para o preenchimento de três cadeiras. As propostas serão aceitas até o dia 20 de março. Atualmente a academia conta com 18 acadêmicos que são escritores da cidade. Cujo objetivo principal da academia é o cultivo da língua e das literaturas nacionais, além de ser símbolo notório da literatura na cidade.

A admissão dos associados se dará a partir do exame de proposta do candidato, seu currículo e suas obras literárias. Ocuparão as três cadeiras, os três interessados que obtiverem o maior número de votos em votação secreta pelos atuais acadêmicos. A comissão irá emitir um parecer após trinta dias corridos sobre a aprovação ou negação.

O Jornalismo Santana FM conversou com o professor Arnaldo de Souza Ribeiro que é presidente da AILE e que explicou qualquer questionamento além dos esclarecimentos do edital, pode o contatar e tirar as dúvidas.

 “O edital funcionara da seguinte forma, ele será publicado nos jornais, já está publicado no site da academia e de tal forma o edital é autoexplicativo. Ele diz quais são os requisitos que o candidato deve ter para ocupar uma cadeira na academia. Eles podem procurar a mim, através do telefone 9 8837-9977 ou pelo site da academia onde eles irão encontrar o e-mail do presidente que é presidencia@academiaitaunensedeletras.com.br. Qualquer contato, qualquer questionamento, além dos esclarecimentos no edital pode ser encontrado comigo via telefone ou através do e-mail”, disse Arnaldo.

O presidente ainda explica como a academia vem atuando na cidade.

“O nosso trabalho é muito amplo no que diz respeito a preservação, a conservação e a divulgação do idioma português. A primeira preocupação nossa é produção de novos livros. A propósito, hoje à noite as 19h30 o confrade Geraldo Magella lançará o seu novo livro intitulado autoajuda, o local é no espaço cultural ao lado da câmara. Nós trabalhamos também no sentido na divulgação da literatura nas escolas. Quando confrades e confreiras visitam escola para mostrar para aas crianças, para os jovens e adolescentes a importância da leitura. Também promovemos semanas de estudos, no ano passado do dia 10 de setembro ao dia 16 de setembro, promovemos a semana Guimarães Rosa e aniversario da Academia Itaunense de Letras. Durante uma semana, nós estudamos e divulgamos a cerca do Guimarães Rosa. No sábado, nós tivemos uma grande feira de livro na praça. O nosso trabalho converge para o estudo e para a divulgação para a importância da língua portuguesa”, conclui o presidente.

WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux