AILE realiza semana Guimarães Rosa

Foto: Arquivo pessoal/AILE realiza semana Guimarães Rosa

Alisson Eustáquio*

Durante essa semana além de fazer aniversário, a Academia Itaunense de Letras (AILE) está realizando a semana Guimarães Rosa. Os eventos que contam com palestras, feiras e sarau, acontece em vários pontos da cidade.

A Academia Itaunense de Letras está completando 3 anos de existência. E, para comemorar a data, está realizando durante essa semana eventos para celebrar e homenagear os acadêmicos e pessoas ilustres da literatura brasileira. Atualmente a academia conta com 19 integrantes que são escritores da cidade. Cujo objetivo principal da academia é o cultivo da língua e das literaturas nacionais, além de ser símbolo notório da literatura na cidade.

Em entrevista ao Jornalismo Santana FM, o professor Arnaldo de Souza Ribeiro que é presidente da AILE disse que nesses três anos a academia prestou relevantes serviços para a cidade.

“A academia cresceu progressivamente. Nesses três anos ela prestou relevantes serviços para a literatura itaunense, literatura estadual e sobretudo apoio as escolas, promoção em feiras de livros e também palestras e cursos de crônicas”, disse o presidente.

O presidente ainda falou sobre o grande homenageado dessa semana, Guimarães Rosa.

“O Guimarães Rosa é um ícone da literatura brasileira. Ele teve um trânsito muito próximo a Itaúna nos anos de 1931 e 1932 quando ele morou em Itaguara. Tinha amigos aqui em Itaúna, o Dr. Antônio Augusto de Lime Coutinho. E neste ano completa-se 110 anos de seu nascimento e associado a isso eu e o professor Faiçal somos integrantes da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa”, explicou Arnaldo.

Arnaldo concluiu dizendo como está sendo realizado os eventos em alguns pontos da cidade.

“Essa semana é uma semana eclética. Nós prestamos e prestaremos homenagens a instituições que contribuem com a cultura e com a educação, homenagearemos pessoas e temos também ao lado da entrega das homenagens, estudado as obras de Guimarães Rosa. Na segunda, terça e quarta, o evento substancia-se realizada na Universidade de Itaúna. Quinta-feira, acontecerá uma exposição de fotos no espaço cultural. Na sexta-feira será um sarau na praça da estação. No sábado de manha nós teremos a feira do livro, a noite um jantar por adesão no Tropical Tênis Clube com sarau e apresentação de musicas e no domingo as 10h teremos uma missa em ação de graças pelos homenageados vivos e pela academia e em sufrágio das almas dos acadêmicos falecidos. Depois da missa, apresentação de vários corais na porta da igreja”, concluiu o presidente.

Foto: Arquivo pessoal/ AILE realiza semana Guimarães Rosa

*Estagiário supervisionado por Paloma Guimarães

%d blogueiros gostam disto:
WordPress Appliance - Powered by TurnKey Linux