NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 14 de junho de 2021

 

Céu fica com algumas nuvens, mas sem chuva – Foto Rádio Santana FM

 

 

Uma massa de ar quente e seca segue ganhando força em Minas Gerais, o que poderá deixar o céu ensolarado em boa parte do dia e o tempo seco neste fim de semana na região do Centro-Oeste de Minas Gerais, e com ausência de chuvas. Segundo o climatologista Ruibran do Reis, um alerta para a baixa umidade do ar que ficará em torno de 25% e 70%, o que é considerado como estado de atenção. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade fique entre 60% e 80%.

 

Cuidados com a saúde

 

Segundo o médico otorrinolaringologista, Lucas Patrocínio, é importante sempre lavar bem o nariz com soro fisiológico ou água filtrada, para não deixar as vias aéreas secas e evitar infecções no local. O especialista também afirmou que quando o tempo está seco e frio, as pessoas devem ficar atentas com viroses.

 

Para evitar esse tipo de contágio, é necessário ficar em locais arejados. Caso esteja em casa, é importante manter as janelas abertas, para ter circulação de ar no ambiente.

 

Clima seco é predominante em todas regiões de Minas Gerais – Foto: Climatempo

 

Em casos de tempo seco, é recomendado tomar bastante água, evitar banhos quentes e prolongados, realizar atividades esportivas antes das 10h ou depois das 16h e lubrificar os olhos e nariz com soro fisiológico quando sentir ressecado.

 

Clima

 

De acordo com a climatologista, Wanda Prata, há três dias é registrada fumaça misturada no ar em decorrência de queimadas em locais próximos. Segundo Prata, a fumaça fica no lugar no ar, deixando a sensação do tempo mais seco. Além disso, a climatologista reforçou a necessidade de se hidratar em tempos assim.

 

É importante ingerir cerca de dois litro e meio de água por dia para evitar que o tempo seco prejudique o corpo.
Temperaturas

 

As temperaturas devem variar entre 13 °C e 27 °C na região do Centro-Oeste mineiro. Pompéu fica com a maior temperatura máxima, 32 °C, já Divinópolis deve ter mínima de 10 °C.

 

Previsão em algumas cidades

 

Itaúna 11 ºC – 30 ºC
Divinópolis 10 ºC – 31 ºC
Pará de Minas 11 ºC – 30 ºC
Nova Serrana 12 ºC – 30 ºC

 

Fonte Climatempo/G1