NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 15 de junho de 2021

Estudantes que têm acesso à internet farão a Avaliação Diagnóstica no formato digital – Foto: Divulgação/ Internet

 

 

O prazo para os alunos da rede pública estadual de Minas realizarem a Avaliação Diagnóstica termina nesta quarta-feira, 14/04. O caderno de prova fica disponível no aplicativo Conexão Escola 2.0 e também pode ser acessado pelo hotsite Estude em Casa – estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/avaliacao-diagnostica-2021. Quem não tem acesso à internet receberá o material impresso, em casa.

 

A partir dos resultados, eles perceberem como podem melhorar, ainda mais, o aprendizado. Os estudantes que têm acesso à internet farão a Avaliação Diagnóstica no formato digital.

 

Para aqueles que acessarem as avaliações por meio do Conexão 2.0, a navegação será patrocinada pelo Governo do Estado, ou seja, não haverá uso do pacote de dados para a realização das provas. Já os alunos que não têm acesso à internet receberão os cadernos de testes impressos juntamente com os Planos de Estudos Tutorados (PETs), observando todos os critérios sanitários em prevenção à covid-19.

 

Desempenho

 

Quem já fez a prova, comenta a importância da avaliação e os benefícios de realizarem o teste. O aluno Karisten Willian Silva Pereira, do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Professora Maria Teixeira Fonseca, em Tarumirim, na região Rio Doce, conta que ano passado, quando ainda estava no 9º ano do ensino fundamental, os resultados da prova foram muito importantes para mostrar o conteúdo que ele precisava melhorar. “Entrei no Conexão Escola e vi a porcentagem de erros e de acertos”, conta.

 

De acordo com Karisten, é muito importante realizar a prova para avaliar o desempenho escolar, com reflexos que impactam no futuro. “Por mais extensa que seja uma prova diagnóstica, ela mostra em que precisamos melhorar. E isso pode te colocar em um caminho diferente. Essa prova ajuda a focar e definir possibilidades. Por isso eu recomendo que todos façam com o máximo de atenção”, recomenda.

 

Da mesma forma, a aluna Mikaely Gomes dos Santos, do 1º ano da Escola Estadual Dr. Tancredo Neves, de José Gonçalves de Minas, no Jequitinhonha, conta que o resultado da Avaliação Diagnóstica foi muito importante. “Os resultados me ajudaram a consegui ver assuntos de dificuldade e, com isso, passei a estudar mais”. Ela disse que teve bom aproveitamento principalmente nas questões de ciências. “Por isso eu recomendo que todo mundo faça. É bom para analisar o que aprendeu e ter mais foco naquilo que ainda não aprendeu”.

 

Plano individual

 

A partir dos resultados da prova, cada estudante terá acesso a um Plano Individual de Estudos, que trará indicações de materiais de revisão ou aprofundamento das matérias abordadas. Ele também poderá ser utilizado pelos professores para determinar atividades individuais e para a turma.

 

Os resultados das avaliações e o Plano Individual de Estudos, com as recomendações de atividades complementares, estarão disponíveis para os estudantes que realizarem a prova na versão digital em até uma semana após a finalização dos testes. Já os alunos que realizarem as avaliações no formato impresso serão informados sobre os resultados e sobre a indicação de materiais de estudos pelos professores.

 

Outro ponto importante da Avaliação Diagnóstica é que a realização do teste contabiliza frequência para os estudantes. Além disso, a participação dos alunos será um dos critérios para tornar a escola apta a receber o Prêmio Escola Transformação, instituído pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).