Os aparelhos sem selo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começam a ser bloqueados em Minas Gerais a partir deste domingo,24. A medida vale para celulares habilitados no estado a partir de 7 de janeiro deste ano.
A ação faz parte do Projeto Celular Legal da Anatel e o objetivo é combater o uso irregular de celulares que não têm o selo da agência e, assim, reduzir o número de roubos e furtos dos aparelhos.
Em Minas Gerais, já foram identificados cerca de 20,7 mil acessos irregulares, somente neste ano. Desde 7 de janeiro, esses aparelhos que não têm a certificação estão recebendo mensagens sobre o bloqueio.
- São Paulo
Os celulares considerados piratas são aqueles não certificados pela Anatel ou então que tenham o chamado IMEI (International Mobile Equipment Indentity) — que é o número de identificação do aparelho — adulterado, clonado ou que tenha passado por outras formas de fraude.
A Anatel consegue identificar celulares irregulares porque tem um sistema informatizado, trabalhando em parceria com operadoras de telefonia e fabricantes, e identificando aparelhos irregulares em uso na rede.
Segundo a Anatel, para saber se um celular é certificado pela agência basta procurar por um selo da Anatel, presente no carregador e no verso da bateria. É também recomendado verificar o IMEI para saber o status do celular.
Isso pode ser feito em verificando o número que aparece na caixa e o que consta no adesivo do próprio aparelho. Depois, comparar se os dois são iguais a um outro, que aparece ao discar: *#06#