As aparições da imagem de Nossa Senhora de Itaúna, completam 69 anos neste sábado 27/7.
A primeira vez ocorreu em 27 de julho de 1.955. A Gruta local onde fica a imagem de Nossa Senhora de Itaúna, é símbolo de devoção e fé.
A aparição ocorreu em torno de um monte de cupim onde, segundo as testemunhas, surgiu uma misteriosa senhora. No local foi erguida uma gruta artificial juntada com pedras in natura de minério de ferro, mineral abundante na região.
Programação 2024
Neste sábado 27/7 dia de Nossa Senhora de Itaúna, as 7h Santa Missa, as 12h Momento Mariano com recitação do Santo Rosário e Ofício de Nossa Senhora. A partir das 17h, procissão com a imagem de Nossa Senhora de Itaúna, saindo da Praça Geraldo Vieira Amaral, Bairro Olimpio Moreira
E no domingo 28/7, os itaunenses celebram as festividades com celebrações, barraquinhas, terço e procissão.
A gruta possui um sistema artificial que faz circular um filete d’água por sobre as pedras que lacram o local exato da aparição, visando preservá-lo. No local, alguns dos fiéis expressam seus agradecimentos, depositando por entre as fendas das paredes de pedras de minério objetos diversos, como bilhetes, cartazes, flores, velas e fotografias em louvor às graças alcançadas.
No altar, sobre a mina benta, exatamente em cima de onde estaria o monte de cupim que hospedou a aparição, foi posta uma imagem sagrada, renomeada pela igreja como Nossa Senhora de Itaúna. Logo atrás dela, presa no alto da parede de fundo, encontra-se a palavra fé, em letras garrafais e iluminadas.
Segundo a versão da Igreja Católica, essa manifestação teria se dado de forma semelhante aos outros fenômenos marianos ocorridos em distintos locais do mundo, mormente na mesma linha do caso precursor dessa natureza, ocorrido na França. Contudo, apesar das acentuadas características inerentes aos tradicionais casos de aparições marianas que foram registrados por todo o planeta, esse de Itaúna demonstra algumas particularidades.
Conta-se que na noite anterior ao primeiro avistamento, protagonizado por duas crianças, diversas pessoas nos arredores do local da aparição ouviram um forte estrondo. Por se tratar de um local ermo àquela época, os populares ficaram impossibilitados de saírem de suas casas para verificar se havia precipitado alguma aeronave ou ocorrido algum outro tipo de acidente.
História
No dia 27 de julho de 1955, três crianças brincavam no meio da mata, antiga Vila Mozart, hoje Bairro de Lourdes. Eram eles: José Rita, Antônio Nunes e Eduardo Vasconcelos.
Totõe, José Rita e Eduardinho saíram à procura de um cavalo, e do alto da grota avistaram o animal, estático, sem responder aos chamados. Eles resolveram descer e, lá embaixo, tiveram a visão de Maria Santíssima, um dos maiores símbolos de devoção e fé na cidade.
Na aparição de Virgem Maria com uma mensagem numa flâmula que estava em sua mão esquerda e na mão direita, o terço. A mensagem da flâmula dizia: “Erguei o altar, orai com fé e vereis o milagre da conversão.”
No dia 02 de Agosto de 1955, Sr. Ovidio, respeitável farmacêutico da cidade, viu surgir em sua frente, ao lado do cupim sempre coberto por velas acesas, a Virgem Maria. Depois desse dia, ele passou a frequentar o local diariamente, até mais vezes por dia.
Morte de Ovídio Alves
O médium Ovídio Alves, após manter seus primeiros contatos com a suposta Nossa Senhora de Itaúna, tornou-se religioso e frequentador diário do local das aparições até o seu falecimento, em 2002.
Início da construção da Gruta
Em Novembro de 1956, dava-se início à construção da Gruta que terminou no final de 1957. Em Fevereiro de 1958, foi entronizada nesta gruta, a imagem de Nossa Senhora de Lourdes.
A notícia sobre a primeira, de várias aparições até agosto de 1961, se espalhou por toda a cidade e, crentes, descrentes, hereges, sacerdotes e freiras visitavam o local. Ali, as pessoas ficavam horas a fio, meditando e esperando ver a Mãe de Deus.
Confecção da imagem de Nossa Senhora de Itaúna
No dia 27 de Julho de 2001, foi autorizada pelo Bispo, a confecção da imagem de Nossa Senhora de Itaúna e em 27 de Julho de 2002, foi realizada a Santa Missa de entronização e benção da imagem.
O então bispo de Divinópolis, Dom José Belvino definiu em poucas e sábias palavras o santo lugar
“A Gruta é um templo diferente: altar na rocha, o teto são as árvores, as paredes se formam de muros naturais; o ambiente é de paz!
A aparição e a imagem ainda não foram reconhecidas pela Santa Sé, mesmo preenchendo os requisitos necessários, de forma espontânea, sendo reconhecida pela importância religiosa e histórica da cidade.
Oração a Nossa Senhora de Itaúna
Ó Virgen Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, que vos dignaste aparecer a um vosso servo na gruta de Itaúna e nos transmitiste o pedido de vosso divino Filho, “JESUS CRISTO ETERNO DEUS: ERGUEI O ALTAR, ORAI COM FÉ E VÓS VERIS O MILAGRE DA CONVERSÃO!”, eis-nos diante do vosso altar, para vos implorar humildemente : rogai por nós. pecadores, agora e na hora da morte.
Amèm
Hino Nossa Senhora de Itaúna