A viagem entre Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, e Uberaba, no Triângulo Mineiro, deve ultrapassar R$ 55 no custo de pedágios.
A previsão é baseada em dados fornecidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável por elaborar as regras para concessão do trecho conhecido como Rota do Zebu, concedido à empresa Rotas do Brasil em leilão realizado na quinta-feira 31/10.
Conforme o edital relacionado ao novo contrato de gestão da via, o motorista que passar pelo trecho deve encontrar seis praças de pedágio, sendo quatro já existentes e duas que ainda serão construídos nas cidades de Nova Serrana e Araxá.
Atualmente, o valor desembolsado no trecho é de R$ 30,40. Com a nova tarifa básica e a previsão de construção de duas novas praças, o motorista que passa pelo trajeto pagará R$ 55,49.
Até que as duas novas praças sejam construídas, o valor será de R$ 38,39, já representando um aumento de 26,28% em relação à tarifa atual. Com a nova concessão, o pedágio pago pelos usuários entre Betim e Uberaba pode ficar 82,53% mais caro. Ainda segundo informações da ANTT, o maior valor de tarifa no trecho será para o ponto de cobrança já existente, na cidade de Luz, no Centro-Oeste mineiro.
Durante o leilão de concessão da BR-262, uma redução no valor do pedágio estipulado pelo edital foi o critério de seleção da empresa vencedora. Nos lances iniciais, a Rotas do Brasil ofereceu desconto de 11,78%, enquanto o banco BTG ofertou um corte de 8%.
Nas propostas seguintes, a empresa seguiu superando a BTG Pactual e deu fim ao leilão com uma oferta de corte de 15,30% no pedágio da via. Com a diminuição, o valor total da tarifa foi de R$ 65,54 (estipulado no edital) para cerca de R$ 55,49.
Ainda, a ANTT pontuou que a concessão prevê um desconto para usuários frequentes, “que utilizam trechos da rodovia várias vezes por mês”, e um desconto para o pagamento automático com o uso de TAGs. O desconto para veículos de passeio será aplicado de forma progressiva a partir da segunda passagem pela mesma praça, no mesmo sentido, realizada dentro do mesmo mês.
Concessão da BR-262
Trajeto considerado estratégico para a exportação pecuária do Brasil, a Rota do Zebu está entre concessões antigas que estão sendo relicitadas neste ano. O novo plano de concessão, com duração de 30 anos, prevê um total de R$ 8,54 bilhões de investimentos no trecho, sendo R$ 4,39 bilhões aplicados em obras de longo prazo e R$ 4,14 bilhões em ações de manutenção e operação da via.
A empresa vencedora do leilão é uma associação entre o fundo de investimento Kinea, que está estreando nas concorrências do setor, e o Grupo Way Brasil, voltado para construções de rodovias.
A Rotas do Brasil terá de entregar a duplicação de 44,3 quilômetros da rodovia, além da implantação de 169 quilômetros de faixas adicionais e 3,6 quilômetros de vias marginais.
Além disso, o edital prevê a instalação de um Ponto de Parada e Descanso (PPD), a construção de 17 passarelas de pedestres, 100 pontos de ônibus e três passagens de fauna.
*Com informações O Tempo