Assessores de deputados do PL são alvo de operação da PF

19/12/2024 | Brasil

Deputados Carlos Jordy (PL-RJ) e Sóstenes Calvalcante (PL-RJ) – Foto Arte CNN

 

 

A Polícia Federal realizou uma operação de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira 19/12, contra assessores de dois deputados federais do PL: Carlos Jordy (PL-RJ) e Sóstenes Calvalcante (PL-RJ).

 

A operação, nomeada de “Rent a Car”, foi autorizada pelo ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pelo inquérito.

 

Os assessores, que não tiveram nome divulgado, são acusados de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. A suspeita é de irregularidades em cotas parlamentares.

 

Veja quem são os deputados:

 

– Carlos Jordy

 

Carlos Roberto Coelho de Mattos Júnior, conhecido como Carlos Jordy, nasceu em 08 de fevereiro de 1982.

 

Ele, que está em seu segundo mandato na Câmara federal e chegou a ocupar a função de líder da oposição na casa (21/03/24 a 01/04/24), já foi, anteriormente, vereador em Niterói — sua cidade natal — de 2017 a 2019.

 

Em sua biografia, Jordy cita que já trabalhou como garçom e atendente em Balneário Camboriú, em Santa Catarina; analista de Planejamento e Orçamento na Prefeitura Municipal de São Gonçalo e analista administrativo na Agência Nacional de Transportes Aquaviários, em Brasília.

 

No início desse ano, o parlamentar também foi alvo de buscas na Câmara, no âmbito da Operação Lesa Pátria. De acordo com apuração da CNN, ele é suspeito de ajudar a coordenar atos antidemocráticos no Rio de Janeiro, incluindo um em Goytacazes e bloqueio de rodovias.

 

Na época, o deputado foi às redes sociais para se manifestar a respeito da operação, dizendo que se tratava de “uma medida autoritária, sem fundamento, sem indício algum, que somente visa perseguir, intimidar e criar narrativa às vésperas de eleição municipal”.

 

Após a operação desta quinta-feira, o parlamentar concedeu uma coletiva de imprensa em que falou em perseguição e negou irregularidades em contratos.

 

– Sóstenes Cavalcante

 

Deputado federal em terceiro mandato, Sóstenes Cavalcante nasceu no dia 16 de janeiro de 1975, em Maceió.

 

Ao longo do seu tempo na Câmara, onde também é o 2° vice-presidente, o político já presidiu a Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional e a Comissão do Estatuto da Família.

 

Além da carreira política, Sóstenes também é líder evangélico da igreja Assembleia de Deus e teólogo de formação.

 

Sóstenes e Jordy integram o núcleo bolsonarista da Câmara dos Deputados e são membros do PL, que atualmente possui a maior bancada na casa.

 

Procurado pela CNN, Sóstenes rechaçou que haja qualquer irregularidade. Segundo o parlamentar, um dos alvos das buscas é seu motorista.

 

“Podem revirar tudo, não vão achar nada”, afirmou.

 

 

 

Veja também