O ato político do candidato à presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Ipatinga, no Vale do Aço, marcado para sexta-feira, dia 23 de setembro, será a quinta e última visita do petista a Minas na campanha do primeiro turno. O evento ganhou o nome de “Lula nos Vales” e será realizado no Parque Ipanema.
Lula fez quatro viagens a Minas na campanha até o momento. Esteve em Uberlândia, Belo Horizonte/Contagem, Juiz de Fora e Montes Claros. O objetivo é mobilizar a militância de três vales – Aço, Rio Doce e Mucuri. A coordenação mineira do PT prefere não trabalhar com expectativa de público, embora – extraoficialmente – acredite em comparecimento superior ao de Montes Claros, onde cerca de dez mil pessoas presenciaram o comício de Lula no último dia 16 de setembro.
A escolha do Parque Ipanema como local do ato em Ipatinga teve influência do senador Alexandre Silveira (PSD), candidato à reeleição pela chapa majoritária de Lula à presidência e Alexandre Kalil a governador de Minas. Silveira quer mostrar força de sua base na região, com apoio de prefeitos e candidatos a deputados estaduais e federais de cidades dos três vales. Além do senador, Kalil e o candidato a vice André Quintão (PT) estarão presentes.
O Vale do Aço foi um forte reduto petista nos anos 80/2000, época na qual Ipatinga teve prefeitos da legenda como Chico Ferramenta (três mandatos) e João Magno. Atualmente, o Vale do Aço é considerado pelo próprio PT uma região desafiadora por ser dominada pelo bolsonarismo. O atual prefeito de Ipatinga é Gustavo Morais Nunes, do PSL.
Por O Tempo