Bairro recebe Mapeamento de Áreas para Combate ao Mosquito da Dengue

25/01/2025 | Itaúna

A operação contou com o uso de um drone – Foto PMI Divulgação

 

Os agentes de combate a endemias realizaram um mapeamento aéreo no Bairro Nova Vila Mozart, na quarta-feira 22/1, com o objetivo de identificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

 

A operação contou com o uso de um drone, fornecido pela Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerais, permitindo uma cobertura ampla e eficiente das áreas de difícil acesso.

 

O mapeamento é uma etapa crucial para o planejamento das ações de combate e prevenção, facilitando a identificação de locais com risco de proliferação do mosquito.

 

De acordo com o chefe do setor de Combate a Endemias, Antônio Delgado, o projeto de drones disponibilizado pelo Estado teve sua primeira etapa realizada ontem, com o mapeamento aéreo de áreas do município selecionadas com base no índice epidemiológico de dengue do ano passado.

 

“A partir desse trabalho inicial, desenvolveremos outras ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. No futuro, será possível até mesmo realizar tratamentos químicos utilizando drones em locais de difícil acesso, como imóveis fechados e edifícios, entre outras estratégias inovadoras”, destacou Delgado.

 

A Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da colaboração da população no combate à dengue, com práticas cotidianas como o descarte adequado de materiais que possam acumular água, e o acompanhamento das ações de combate ao mosquito.

 

Essa ação faz parte de um conjunto de medidas contínuas voltadas para a proteção e bem-estar da comunidade, visando a prevenção de surtos e a promoção da saúde pública. O uso de drones representa um avanço tecnológico no enfrentamento à dengue, ampliando a eficácia das operações e fortalecendo as ações de saúde pública em Itaúna.

 

O mapeamento é uma etapa crucial para o planejamento das ações – Foto PMI Divulgação

 

 

Veja também