Muitos ouvintes nos procuraram nesta segunda-feira sobre a Campanha de Vacinação contra a Gripe, que foi estendida para toda a população por determinação do Ministério da Saúde.
Segundo a Secretaria de Saúde de Itaúna, devido à grande procura na manhã de hoje “as vacinas acabaram em todas as unidades. Não temos previsão de chegada de mais vacinas. Caso ocorra, iremos imediatamente distribuir para a população, ” afirmou o secretário Fernando Meira.
De acordo com informações do balanço de vacinação, foram atendidas cerca de 17 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários (grávidas, puérperas, idosos, crianças, agentes do sistema prisional e professores, o que equivale a cerca de 93,54% da meta estipulada para a população de risco.
Dentro da população de risco atendida, ficaram abaixo da meta as crianças, as gestantes, e os professores. Foram atendidas acima da meta os Trabalhadores de Saúde, Puérperas, e Idosos.
No município, foram vacinadas 20.985 pessoas, incluindo os portadores de comorbidades e os integrantes dos grupos prioritários, que são os trabalhadores da saúde (100,82%); puérperas, as mulheres com até 45 dias do parto (109,76%) e idosos (102,85%).Em relação às crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, o número de doses aplicadas, 4.092, ainda corresponde a 73,43% da população nessa faixa etária (5.573). Nas gestantes, o número corresponde a 79,17% e nos professores 81,28%, na última atualização dos dados, na sexta-feira, 31.
Além da população de risco, foram atendidas também, 3.384 pessoas portadoras de doenças crônicas, como doenças respiratórias, cardíacas, renais e hepáticas. O número é cerca de 7,5% menor quando comparado às 3645 pessoas com doenças crônicas atendidas no ano passado.