Balanço da Páscoa 2016 fechou negativo

20/04/2016 | Minas Gerais

pascoa negativa

Nem mesmo as promoções foram capazes de alavancar as vendas na Páscoa deste ano. Segundo o balanço de vendas para a data comemorativa, apenas 47,8{4f38b4b7d8b4b299132941acfb1d57d271347fbd28c4ac4a2917fcb5fee07f0b} dos empresários do comércio varejista de produtos alimentícios (hipermercados e supermercados, mercearias, padarias, açougue e peixarias) de Belo Horizonte foram impactados pela movimentação econômica desse período.

Para 72,4{4f38b4b7d8b4b299132941acfb1d57d271347fbd28c4ac4a2917fcb5fee07f0b} dos entrevistados, as vendas tiveram um desempenho pior na comparação com 2015. O cenário econômico refletiu diretamente no comportamento do consumidor durante essa Páscoa, impactando o resultado das empresas. Segundo os empresários, a crise econômica (65,1{4f38b4b7d8b4b299132941acfb1d57d271347fbd28c4ac4a2917fcb5fee07f0b}), a cautela (23,8{4f38b4b7d8b4b299132941acfb1d57d271347fbd28c4ac4a2917fcb5fee07f0b}) e o endividamento do consumidor (22,2{4f38b4b7d8b4b299132941acfb1d57d271347fbd28c4ac4a2917fcb5fee07f0b}) foram os fatores que contribuíram para a queda das vendas.

A pesquisa aponta que o ticket médio de consumo nas lojas ficou abaixo das expectativas dos empresários, não ultrapassando os R$ 30 na maior parte dos estabelecimentos, enquanto 59,1{4f38b4b7d8b4b299132941acfb1d57d271347fbd28c4ac4a2917fcb5fee07f0b} dos donos de loja apostavam em um ticket médio de R$ 50. A modalidade de pagamento mais utilizada foi o cartão de crédito, em 54{4f38b4b7d8b4b299132941acfb1d57d271347fbd28c4ac4a2917fcb5fee07f0b} das vendas, em uma ou mais parcelas.

Veja também