A reportagem da Rádio Santana esteve próximo à Barragem nova- que fica próxima ao Iate – e pôde constatar o baixo nível da barragem , que fornece água da cidade. Em outras épocas, o local, conhecido pela abundância de suas águas, era usado por visitantes e moradores como opção de lazer, onde era possível ver jet-skis e lanchas passando pelo local.
Os ouvintes continuam enviando fotos e denunciando a falta de consciência de grande parcela da população. Em imagens coletadas no Whatsapp da 96,9 é possível ver muitas pessoas lavando passeios e desperdiçando água. Numa delas, o ouvinte denuncia uma empregada que lava até o telhado de uma casa no centro da cidade pelo menos três vezes por semana.
Na cidade toda, o cenário é o mesmo: muitas pessoas lavando passeio e a área exterior da casa frequentemente, jogando muita água fora. Nas fotos enviadas é possível ver estas atitudes nos bairros, onde algumas pessoas usam o celular e/ou fumam enquanto lavam a calçada, prolongado o tempo que a torneira fica aberta.Ouvintes mandaram imagens deste tipo de ação nos Bairros Parque Jardim, Irmãos Auler, Itaunense e no Centro, além de outras localidades.
Ao lavar a calçada não utilize a mangueira como se fosse vassoura. Utilize uma vassoura de verdade e depois jogue um balde d’água, de preferência, com água reutilizada da máquina de lavar, assim você economiza até 250 litros de água. Não é porque Itaúna ainda não está em racionamento que se pode ficar desperdiçando sem pensar no amanhã!