Um bebê foi salvo por policiais militares após se engasgar com leite materno em Nova Serrana. O caso foi registrado nesta terça-feira 04/7.
A PM foi acionada a comparecer no Bairro Marisa, onde um bebê, de apenas 50 dias de vida, estava engasgado e sem respirar.
Os militares deslocaram até o local e se depararam com o bebê no colo de terceiros, com a face arroxeada e com as vias aérea obstruídas. A mãe também estava no endereço.
Imediatamente, os militares iniciaram o socorro. Após alguns instantes, o bebê expeliu o leite materno, começando a chorar e respirar novamente.
Acompanhado da mãe, o bebê foi levado para a Unidade de Ponto Atendimento (UPA) de Nova Serrana, sendo verificado que ele estava bem e com boa oxigenação.
E se o bebê engasga com o leite?
As vezes aparecem notícias de bebês que morreram engasgados com o leite e de outros que foram salvos pelos bombeiros. Mesmo tendo cuidado, os acidentes não avisam e os pais devem estar preparados para enfrentar qualquer tipo de situação.
Se o seu bebê se engasga com o leite e começa a tossir, primeiro pare de amamentá-lo, o coloque de pé e se necessário assopre a carinha dele. Se notar que o bebê está afogado, ou seja, que não tosse e está sem ar, então o melhor é seguir as orientações da imagem abaixo.
Desenho encontrado no perfil de Amigos Bombeiros Civil e Militar:
Segundo a imagem, a mãe pode reanimar o bebê afogado com leite materno. Primeiro, manter a calma e respirar profundamente para evitar ficar nervosa. Logo, deve-se colocar o bebê no colo, segurá-lo com uma das mãos posicionada no tórax do pequeno, e com a outra mão dar tapinhas nas suas costas. No caso de que o bebê não responda aos seus estímulos, o melhor é levá-lo imediatamente ao serviço medico de urgências.