Presidente sobrevoou cidades da Grande BH – Foto: Matheus Muratori/EM/D.A Press)
Depois de sobrevoar de helicóptero por cerca de uma hora as áreas afetadas pelas chuvas em Minas Gerais, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) retornou ao Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, na tarde desta quinta-feira. Bolsonaro sobrevoou Raposos, Ibirité, Contagem, Betim, Sabará e BH. No retorno, se reuniu com políticos, ministros e outras autoridades estaduais e municipais para definir ações sobre as chuvas, que atingem fortemente o estado desde a última semana.
Prefeitos de seis cidades mineiras (Alexandre Kalil, Belo Horizonte; Vittório Mediolli, Betim; Alex de Freitas, Contagem; William Parreira, Ibirité; Vitor Penido, Nova Lima; e Wander Borges, Sabará), além do governador Romeu Zema (Novo), participaram do encontro.
Fazem parte da comitiva presidencial os ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Gustavo Canito, (Desenvolvimento Regional), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), Osmar Terra (Cidadania), Luiz Henrique Mandetta (Saúde), Marcelo Álvaro Antônio (Turismo), Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).
Deputados mineiros e representantes de autoridades municipais e estaduais também estiveram presentes no encontro.
As chuvas já provocaram 55 mortes em Minas Gerais desde a última semana. Segundo a Defesa Civil Estadual, mais de 100 municípios de mineiros tiveram situação de emergência decretada em decorrência dos estragos causados pela chuva e pelo mal planejamento urbano.
Bolsonaro libera R$ 1 bi para obras de cidades atingidas por chuva no Sudeste
Em visita às cidades atingidas pelas chuvas de janeiro, o presidente da República, Jair Bolsonaro, anunciou a liberação de R$ 1 bilhão dos cofres da União para a reconstrução de cidades afetadas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa relizada no aeroporto internacional de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, onde ele está reunido com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), ministros, prefeitos e outros líderes.
Segundo Zema, a verba será destinada aos 123 municípios que estão em situação de emergência em toda a região. “O dinheiro vai servir para a reconstrução das estruturas danificadas e ajuda humanitária. As prefeituras irão fazer esse levantamento e os projetos precisam ser analisados e aprovados”, disse.
De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, é preciso fazer relizar esse processo de maneira rápida e eficiente. “Vamos trabalhar para que a ajuda chegue no tempo necessário e em um ritmo acelerado”, concluiu.
Por Uai. Com O Tempo