Bolsonaro será condecorado cidadão honorário de Minas

23/08/2023 | Minas Gerais, Política

A cidadania honorária foi concedida pelos deputados e sancionada pelo governador Zema – Foto Reuters/ Ueslei Marcelino

 

 

O ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Belo Horizonte na próxima segunda-feira 28/8, para a posse simbólica da executiva mineira do Partido Liberal (PL-MG), agora liderada pelo deputado federal Domingos Sávio (PL-MG).

 

Na capital, o antigo mandatário da República ainda deve participar de solenidade na Assembleia Legislativa (ALMG), onde receberá o título de Cidadão Honorário do estado.

 

A posse da executiva vai contar com a presença dos principais nomes do partido reunidos na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). Aliados de Bolsonaro articulam para marcar a reunião solene na ALMG no fim da tarde de segunda-feira.

 

A cidadania honorária ao ex-presidente foi concedida pelos deputados e sancionada pelo governador Romeu Zema (Novo) ainda em 2019, no primeiro ano de governo Bolsonaro.

 

Em 2019, o deputado estadual Coronel Sandro (PL) apresentou o projeto de lei que concede o título de cidadão honorário de Minas ao ex-presidente. O projeto, que também previa a concessão do título ao ex-ministro da Justiça Sérgio Moro e ao ex-vice-presidente Hamilton Mourão – ambos são senadores hoje – chegou a ser aprovado pela Comissão de Administração Pública da Assembleia, mas Bolsonaro, Mourão e Moro nunca receberam a honraria.

 

O deputado Coronel Sandro ignora o complicado momento vivido por Bolsonaro, que está inelegível por oito anos e é alvo de várias investigações e inquéritos. “O presidente Bolsonaro é inocente até que se prove o contrário, é isso que diz a Constituição. Ele é um dos melhores e mais populares presidentes da história do Brasil”, afirma o parlamentar mineiro.

 

*Com informações Uai / O Tempo

 

 

Veja também