Um homem de 35 anos, que estava desaparecido, foi salvo pelo Corpo de Bombeiros na Pedra do Calhau na noite de terça-feira 14/12, em Carmo do Cajuru. Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem não tinha nenhuma lesão aparente.
A Central de Operações dos militares recebeu um chamado para atendimento de pessoa perdida por volta das 18h29. Uma equipe de busca e salvamento do 10º Batalhão foi enviada para o local. Durante as buscas, o homem fez contato com os militares e repassou a localização via GPS dele.
No local, a equipe assegurou a área e foi verificado que o homem estava em uma área de difícil acesso. O salvamento foi feito depois de algumas horas da localização do homem por causa da complexidade. Foram utilizados materiais operacionais específicos para este tipo de resgate.
Em junho de 2021
O Corpo de Bombeiros realizou o resgate de um ciclista que se perdeu na Pedra do Calhau. De acordo com informações dos militares, um grupo de 4 ciclistas se exercitava na região, quando um deles acabou se separando dos demais.
O homem estava confuso, não sabendo informar exatamente como ocorreu à situação e como veio a cair naquele local. Ele apresentava escoriações nas pernas, braços e nas costas, além de laceração no pé direito e uma contusão no rosto.
O ciclista foi imobilizado com uso de maca tipo envelope e com utilização de materiais de salvamento foram iniciados os procedimentos de remoção da vítima do local de difícil.
A vítima foi conduzida em monitoramento e oxigenoterapia até a Sala Vermelha do Hospital São João de Deus.
Cuidados ao visitar a Pedra do calhau em Carmo do Cajuru
Desde o começo da pandemia em 2020, tem sido registrado uma aumento no número deste tipo de ocorrência na Pedra do Calhau. Muitas pessoas, ciclistas, turistas tem procurado a natureza para relaxar e sem conhecer ou pesquisar sobre o local, acabam se perdendo nos fins de tarde durante essas aventuras.
A subida é forte e pesada, mas é bem tranquila, só tomar cuidados com desidratação e com os riscos de escorregar. Vale o esforço!
A paisagem é linda e dá para ver toda a represa e toda a região a partir da pedra. O mais interessante realmente fica ao final, na chegada à Pedra do Calhau, uma montanha formada por uma única formação rochosa, imponente e bem alta.