O Batalhão de Operações Especiais (Bope) chegou em Divinópolis por volta das 18h desta quinta-feira 04/08 para detonação da caixa encontrada em cima de uma árvore, ao lado da Escola Estadual Ilídio da Costa Pereira, no Bairro Alvorada.
Equipes da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros ficaram mobilizadas por mais de cinco horas na ocorrência, que teve início por volta das 13h, quando a PM foi acionada por testemunhas.
Ainda segundo a PM, a suposta bomba estava em uma árvore do lado de fora da escola. Um muro divide o pátio da unidade com a área externa, onde está a árvore e, em cima, o possível artefato explosivo estava preso por um arame.
De acordo com o tenente da PM, Lucas Bicalho, pessoas que estavam no local informaram que a caixa poderia ser apenas um mecanismo para recrutar abelhas e não uma bomba. No entanto, nenhum apicultor se apresentou aos militares informando ser o dono da caixa.
Por isso, o Bope prosseguiu com a detonação da caixa, mesmo com a informação de que pudesse ser uma armadilha para captura de abelhas.
Toda área da escola foi isolada. Os alunos foram liberados por conta da suspeita do artefato explosivo
Em nota, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) se manifestou sobre o assunto:
“A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) informa que a direção da unidade escolar tomou todas as providências imediatamente e acionou os órgãos de segurança competentes para identificação do artefato. Mediante o ocorrido e como medida preventiva de segurança, as atividades pedagógicas foram suspensas e os estudantes foram evacuados da unidade escolar.”
Com G1