
Reajuste valerá para as praças de Campos Altos, Perdizes, Luz e Florestal – Foto Reprodução
As tarifas de pedágio em quatro praças da BR-262, em Minas Gerais, terão aumentos entre 33% e 46% para carros de passeio a partir do dia 21 de março.
Os reajustes valerão para as praças de Campos Altos e Perdizes, no Alto Paranaíba, além de Luz, no Centro-Oeste, e Florestal, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
A mudança foi publicada no Diário Oficial da União em 7 de março e ocorre junto à transição de concessão da rodovia. A administração passará da Triunfo Concebra para a Way-262, empresa criada pelo grupo vencedor do leilão realizado em outubro de 2023.
Os carros de passeio, a partir do dia 21, pagarão, em Perdizes, R$ 10,30 — um aumento de 37% em relação ao valor anterior, de R$ 7,50. Quem passar por Campos Altos, por sua vez, será cobrado o valor de R$ 10, um aumento de 33% em relação ao anterior, de também R$ 7,50. Por último, e com o maior aumento, está Luz, que passa de R$ 7,10 para R$ 10,40, um acréscimo de 46%.
Novos valores do pedágio no Alto Paranaíba e Centro-Oeste de MG:
-Perdizes: de R$ 7,50 para R$ 10,30 (+37%)
-Campos Altos: de R$ 7,50 para R$ 10 (+33%)
-Luz: de R$ 7,10 para R$ 10,40 (+46%)
O novo contrato de concessão da Way-262 terá duração de 30 anos e abrangerá 438,9 km da BR-262. O trecho concedido começa no entroncamento com a BR-381, em Betim, e vai até Uberaba, no km 799, onde se liga à BR-050.
Relembre
O Consórcio Rotas do Brasil S.A., formado pela gestora de investimentos Kinea e o Grupo Way Brasil, ganhou o leilão da rodovia BR-262 em 31 de outubro de 2024, formando-se então a Way-262.
Segundo a ANTT, entre os investimentos previstos em contrato estão:
-44,3 km de duplicação;
-168,87 km de faixas adicionais;
-3,63 km de vias marginais;
-1 Ponto de Parada e Descanso (PPD);
-17 passarelas de pedestres;
-100 pontos de ônibus;
-3 passagens de fauna.
A chamada “Rota do Zebu” é uma das mais importantes por ligar o estado de Minas Gerais de uma ponta a outra.
Ainda conforme a agência, o trecho é um importante corredor logístico agropecuário do país e a previsão é de que a concessão promova o desenvolvimento da atividade no país, influenciando no escoamento da produção, além de reduzir o custo de frete para os caminhoneiros.
*Com informações G1