Brasil bate recorde de expansão de energia solar

19/09/2023 | Brasil

As usinas solares ultrapassaram os 5% na matriz elétrica brasileira – Foto Reuters/Bing Guan/Direitos reservados

 

 

O Brasil bateu recorde de expansão de energia solar neste ano. Entre janeiro e agosto, foram instalados 3 gigawatts, segundo o Ministério de Minas e Energia. Para comparar, em todo o ano passado, foram 2,5 gigawatts.

 

Segundo a pasta, esse acréscimo não considera a micro e minigeração distribuída, que são as placas solares instaladas nas casas e comércios.

 

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, as usinas solares ultrapassaram os 5% na matriz elétrica brasileira, alcançando 10,4 gigawatts instalados.

 

Já a geração em residências tem mais de 23 gigawatts instalados em 3 milhões de unidades consumidoras.

 

O conselheiro da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, Guilherme Susteras, diz que esse mercado tem potencial para chegar a 90 milhões de unidades.

 

Um dos desafios que surge é o que fazer com os equipamentos que forem substituídos no futuro, explica o pesquisador do Instituto de Energia e Meio Ambiente, Vinicius Silva.

 

De acordo com os especialistas, a queda no custo da tecnologia, políticas públicas e preço das contas de energia são fatores que levam as pessoas a instalarem o sistema.

 

 

Veja também