Brasil é referência internacional em bancos de leite humano

19/05/2024 | Brasil, Itaúna

Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo – Foto Sandro Araújo/Agência Saúde-D

 

 

Uma iniciativa em que o Brasil é vanguarda tem se mostrado ao longo dos anos fundamental para suprir a demanda por leite materno, já que nem sempre as mães conseguem amamentar, e ajudar a reduzir a mortalidade infantil.

 

Em Itaúna, o banco de coleta fica ao lado do Hospital Manoel Gonçalves. O leite materno é o alimento mais completo para o bebê. Ele nutre e protege contra diversas doenças como diarreia e infecções.

 

São os bancos de leite materno, que englobam ações de coleta, processamento e distribuição, além de atendimento para apoio e orientação ao aleitamento.

 

O tema é tão importante que, para estimular a participação, em 2015 foi instituído o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio. A celebração, realizada em todo o país, também tem como objetivo divulgar os bancos de leite humano nos estados e municípios.

 

O Brasil tem a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, sendo referência internacional por utilizar ferramentas que aliam baixo custo e alta qualidade e tecnologia. São 222 centros em todos os estados e, ainda, 217 postos de coleta.

 

No Rio de Janeiro, um dos principais bancos de leite funciona no Instituto Fernandes Figueira, unidade de assistência, ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico da Fundação Oswaldo Cruz, coordenado pela doutora em saúde pública Danielle Aparecida da Silva.

 

Este ano, a celebração da data tem como tema “Amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida”.

 

Dhiego Monteiro é pessoa transmasculina e conhece bem este ato de amor. Suas filhas estão internadas pois nasceram prematuras e recebem doações de leite de um banco.

 

A consultora de amamentação Veronica Linder resolveu embarcar nessa experiência. Ela foi doadora de leite humano por seis meses, e conta que tomou a decisão quando descobriu que muitos bancos ficavam vazios. Ajudar a salvar vidas, para ela, foi gratificante.

 

Segundo os dados oficiais mais recentes, somente em março foram quase 16 mil doadoras em todo o país, mais de 18 mil receptores e 20.158 litros de leite coletados.

 

Banco de Leite de Itaúna

 

Em Itaúna, para informações ligue no telefone 3249-5319 – Foto Reprodução Hospital

 

 

A amamentação deve começar imediatamente após o parto e o bebê deverá ficar junto da mãe o maior tempo possível.

 

Nesse sentido, foi criado o Posto de Coleta de Leite Humano “Zélia de Paula Machado”, para captar o leite materno que será pasteurizado e oferecido aos recém-nascidos. Mães com dificuldades na amamentação são auxiliadas.

 

Horário de funcionamento:

 

Segunda à Quinta-feira: 7h às 17h.

Sexta-feira: 7h às 16h.

 

Em Itaúna, para informações ligue no telefone 3249-5319 – Foto Reprodução Hospital

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja também