Brasileiros deportados chegaram com fome e acorrentados

7/02/2025 | Brasil

Após chegar Fortaleza, deportados embarcaram, em aeronave da FAB, para Confins – Foto Jarbas Oliveira/ AFP

 

 

Os brasileiros deportados que chegaram em Fortaleza, na tarde desta sexta-feira 07/2, em mais um voo que saiu dos Estados Unidos, estavam acorrentados, algemados e com fome.

 

Na aeronave, entre os passageiros, muitos eram crianças e adolescentes. Os relatos foram repassados à imprensa, em coletiva, pela secretária dos Direitos Humanos do Ceará, Socorro França.

 

Ela conversou com jornalistas logo após o desembarque da aeronave no Aeroporto de Fortaleza.

 

“A gente se preocupou com o estado dessas pessoas. Estavam com fome, elas não comeram, só comeram depois de desembarcarem”, relatou.

 

França disse que os deportados receberam kits de higiene, água e alimentação, antes de embarcar novamente, desta vez em voo da Força Aérea Brasileira (FAB), rumo ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte.

 

“Nós os recebemos com muita emoção, não foi fácil recebê-los aqui. Estavam acorrentados, com algema, mas quando desceram do avião já vieram totalmente livres. Mas vieram muito machucados emocionalmente. Os relatos são de que sofreram muito, estavam presos e sem alimento”, complementou.

 

A secretária não soube informar se crianças e adolescentes também estavam algemados e acorrentados, nem o número de menores que estavam no voo. O cenário repete o que foi visto no desembarque do primeiro voo com deportados dos Estados Unidos que chegou ao Brasil em janeiro.

 

No desembarque em Manaus, no mês passado, os deportados também estavam com algemas e com os pés amarrados com correntes. Após a chegada em território brasileiro, o governo federal determinou a retirada dos acessórios, o que se manteve nesta sexta. Um grupo de trabalho foi criado com integrantes da União e da Embaixada dos Estados Unidos e do serviço de imigração norte-americano para discutir as práticas para a deportação de brasileiros.

 

*Com informações O Tempo 

 

 

 

 

Veja também