Brasileiros já pagaram R$ 2 trilhões em impostos este ano

16/09/2022 | Brasil

O total de impostos pagos pode ser acompanhado pela internet – Foto Reprodução Impostometro

 

 

Os brasileiros já pagaram R$ 2 trilhão em impostos desde o início deste ano. O valor foi atingido pouco depois das 14h de quarta-feira (14), segundo cálculo do Impostômetro, da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em 2021, a marca só foi alcançada em 13 de outubro – e, em 2020, em dezembro.

 

O valor corresponde ao total pago para a União, estados e municípios na forma de impostos, taxas, multas e contribuições.

 

Em nota, a ACSP diz que a maior arrecadação observada neste ano está relacionada ao aumento de preços e a melhora do nível de atividade econômica – mas que o corte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre combustíveis e energia elétrica deve desacelerar esse ritmo.

 

“Se observada a receita tributária total nos últimos dozes meses verifica-se que ela acompanha o comportamento da inflação. Nesse período, a arrecadação dos estados e municípios cresceu mais do que a da União porque seus impostos, ICMS e ISS, estão ligados ao fator consumo”, afirmou em nota Marcel Solimeo, economista da ACSP.

 

O impostômetro foi criado em 2005 e busca estimar o valor total de impostos, taxas, contribuições e multas que a população brasileira paga para a União, os estados e os municípios.

 

O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro (www.impostometro.com.br). Na ferramenta, criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando com tributos e também saber o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado.

 

 

 

Veja também