Brumadinho 5 anos: Lula diz que Vale não fez ‘nada’ para reparar

25/01/2024 | Minas Gerais

Nenhum dos 16 réus no processo foram condenados ainda.- Foto Ricardo Stuckert

 

 

Na data em que a tragédia de Brumadinho completa cinco anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira 25/1, que a mineradora Vale “nada fez para reparar a destruição causada” e classificou como “crime” o rompimento da barragem.

 

A crítica ocorre também no momento em que o petista faz pressão em acionistas da mineradora para tentar emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o comando da empresa.

 

“Hoje faz 5 anos do crime que deixou Brumadinho debaixo de lama, tirando vidas e destruindo o meio ambiente. 5 anos e a Vale nada fez para reparar a destruição causada. É necessário o amparo às famílias das vítimas, recuperação ambiental e, principalmente, fiscalização e prevenção em projetos de mineração, para não termos novas tragédias como Brumadinho e Mariana”, escreveu o petista pela rede social X (antigo Twitter).

 

 

A mensagem foi publicada às 12h28, mesmo horário em que a barragem B1 da Mina do Córrego do Feijão da mineradora Vale se rompeu derramando um mar de lama sobre o Rio Paraopeba e causando um rastro de destruição. Ao todo, 272 pessoas morreram. Mas nenhum dos 16 réus no processo que corre na Justiça Federal foram condenados ainda.

 

Pressão do Planalto sobre a Vale

 

O governo federal pressiona a mineradora Vale, mas não sobre a reparação da tragédia em Brumadinho. Lula tem utilizado a sua influência para tentar colocar um antigo aliado no comando da maior mineradora do país. E, para isso, escalou auxiliares próximos para pressionar os acionistas da mineradora.

 

Esse trabalho ficou a cargo do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Isso porque, o Conselho de Administração da empresa vai se reunir na próxima quarta-feira (31) para decidir se Eduardo Bartolomeo segue no cargo de CEO da companhia.

 

Ministro de Minas e Energia fala sobre Brumadinho

 

Silveira, que é do PSD de Minas Gerais, também usou as redes sociais para falar sobre os 5 anos da tragédia de Brumadinho. Ele pediu a responsabilização dos envolvidos o e ressaltou a importância de uma mineração “séria”, “segura” e “responsável”.

 

“Iniciei meu trabalho à frente do MME pautando minhas ações por uma mineração séria, segura, que reduz os impactos nas comunidades. E tivemos importantes conquistas, como a instituição da PNAB (Política Nacional dos Atingidos por Barragens), que garantirá os direitos dos atingidos. Não descansaremos até a responsabilização dos envolvidos. Nossos recursos naturais devem servir ao povo, não o contrário”, escreveu no X (antigo Twitter).

 

 

*Com informações O Tempo 

 

 

 

Veja também