Brumadinho: Mãe de 2 filhos e enfermeira, conheça a 262ª vítima

7/10/2021 | Minas Gerais

Angelita Cristiane Freitas de Assis – Foto: Reprodução/Redes sociais

 

 

O dia 25 de janeiro de 2019 era uma sexta-feira. Angelita Cristiane Freitas de Assis, de 37 anos, saiu cedo de casa para ir trabalhar. A técnica de enfermagem era funcionária da Vale e atuava na área de medicina do trabalho. Todos os dias, ela ia pra a Mina de Córrego do Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 

Às 12h28, o celular ficou sem sinal. Dois anos e quase nove meses depois daquele dia, o DNA de Angelita confirmava que eram dela os restos mortais encontrados no dia de 5 agosto.

 

Bombeiros em meio ao mar de lama de Brumadinho — Foto: Globo Repórter / TV Globo

 

A identificação foi confirmada pelo setor de Antropologia Forense do Instituto Médico Legal (IML).

 

“Na tarde de hoje (6), por volta das 13h, o IML recebeu um laudo de DNA proveniente do Instituto de Criminalística confirmando a identificação de um material biológico que havia aportado no IML em agosto. O esposo da vítima foi comunicado às 15h10 sobre essa identificação”, disse o médico-legista Ricardo Moreira Araújo.

 

Evanir Assis era avisado que, finalmente, os restos mortais de sua mulher tinham sido identificados. Ele costuma usar o jaleco de Angelita nas cerimônias que homenageiam as 270 vítimas do rompimento da barragem da Vale. Todo dia 25, as famílias se reúnem em frente ao letreiro de Brumadinho para relembrar seus entes queridos.

 

Evanir Assis veste último jaleco usado pela mulher, morta no rompimento da barragem em Brumadinho — Foto: Raquel Freitas/G1

 

Angelita e Evanir tiveram dois filhos. Eles têm 15 e 17 anos. No dia 25 de junho de 2019, cinco meses depois da tragédia, Evanir disse:

 

“Nós estamos nos adaptando a um novo cenário. Angelita era muito importante, nos ensinava, nos instruía. Ela era parte de nós. E hoje nós temos que reaprender a conviver sem a presença dela”, disse ele.

 

Ainda não há informações sobre o sepultamento e a despedida que a família irá fazer de Angelita.

 

As seguintes vítimas seguem sem identificação até o momento:

  • CRISTIANE ANTUNES CAMPOS
  • LECILDA DE OLIVEIRA
  • LUIS FELIPE ALVES
  • MARIA DE LURDES DA COSTA BUENO
  • NATHALIA DE OLIVEIRA PORTO ARAUJO
  • OLIMPIO GOMES PINTO
  • TIAGO TADEU MENDES DA SILVA
  • UBERLANDIO ANTONIO DA SILVA

 

Oito pessoas continuam desaparecidas, mais de 2 anos e 8 meses após tragédia da Vale em Brumadinho. — Foto: Arquivo G1

 

 

 

Por G1

Veja também