Foto Reprodução Internet
O governo federal paga nesta segunda-feira, 03/05, mais uma parcela do auxílio emergencial. Beneficiários do Auxílio Emergencial 2021 nascidos em fevereiro podem sacar ou transferir os recursos da 1ª parcela que foram creditados na Poupança Social Digital.
O benefício concedido em 2020 foi retomado em abril deste ano por meio do Congresso Nacional, que promulgou no dia 15 de março passado a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) Emergencial destravando uma nova rodada do auxílio emergencial.
A nova rodada de auxílio emergencial deste ano paga aos brasileiros vulneráveis (ou seja, sem renda alguma) está muito distante de atender as necessidades básicas de alimentação e de consumo de itens de higiene pessoal e limpeza da casa de uma família. O quadro é crítico, especialmente na pandemia, quando cuidado com limpeza deve ser redobrado.
Calendário antecipado
O calendário de saque do auxílio emergencial foi antecipado. Antes, a data para retirada estava prevista para o dia 6 de maio. Recursos ainda podem ser movimentados pelo aplicativo CAIXA Tem e na Rede Lotérica de todo o país.
A Caixa informa que as agências abrem as portas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Portanto, vai um alerta para evitar aglomerações em tempo de pandemia: “Não é preciso madrugar ou chegar antes do horário de abertura”. A Caixa garante que “todas as pessoas que procurarem atendimento durante o horário de funcionamento serão atendidas.”
Saque
Para realizar o saque em dinheiro, é preciso fazer o login no aplicativo CAIXA Tem, selecionar a opção “saque sem cartão” e “gerar código de saque”.
Depois, o trabalhador deve inserir a senha para visualizar o código de saque na tela do celular, com validade de uma hora. O código deve ser utilizado para saque em dinheiro nas agências, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes CAIXA Aqui.
A Caixa informa que continua disponível aos beneficiários a opção de utilização dos recursos creditados na Poupança Social Digital para a realização de compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços.
Com o aplicativo CAIXA Tem, também está disponível a funcionalidade para pagamentos sem cartão nas cerca de 13 mil unidades lotéricas do banco.
Dicas
Confira no site da CAIXA alguns tutoriais de como receber e movimentar o Auxílio Emergencial no aplicativo CAIXA Tem: https://www.caixa.gov.br/auxilio/tutoriais/Paginas/default.aspx.
Atendimento ao cidadão: A central telefônica 111 da CAIXA funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h, e está pronta para atender os beneficiários do Auxílio Emergencial.
Além disso, o banco disponibiliza, ainda, o site auxilio.caixa.gov.br.
Outras informações sobre o Auxílio Emergencial 2021 estão nas redes sociais:
Por Estado de Minas