O Caminhão da Mamografia, mantido pela Secretaria de Estado da Saúde, chegou a Itaúna em 17 de dezembro, com atendimento gratuito para mulheres. A equipe ficaria na cidade até 15 de março. Porém, por decisão do governo de Minas Gerais, a temporada no município será encerrada mais cedo, na próxima sexta-feira, dia 1º, ou seja, 14 dias antes do previsto.
A Prefeitura afirma que garantirá os procedimentos já agendados, por meio de convênio com a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba – i.Cismep – em Betim. A Secretaria de Saúde prevê a realização dos exames na cidade vizinha a partir de abril, por causa da necessidade de adequações para a devida assistência a todas as interessadas.
A liberação dos pedidos priorizou as demandas da Estratégia de Saúde da Família – ESF, visando ampliar a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com o balanço parcial da Atenção Primária, foram feitos 1.440 procedimentos até agora.
A carreta ficou nas dependências da Policlínica Doutor Ovídio Nogueira Machado, cujos médicos também puderam encaminhar pacientes que correspondem ao público-alvo da campanha, na faixa etária dos 50 aos 69 anos, com histórico familiar da doença ou alterações nos seios, constatadas por meio da consulta. Os resultados são expedidos após 30 dias, com o laudo remetido à ESF em que foram solicitados os procedimentos.