CAMPANHA: “EU QUERO VER A BANDA PASSAR”

17/02/2015 | Itaúna

campanha banda passar

 

 

Escrito por: Prof. Luiz MASCARENHAS*

               Nossa querida Itaúna perdeu muitas de suas Tradições ao longo dos anos. Eu estou lançando, portanto,  esta CAMPANHA “EU QUERO VER A BANDA PASSAR”.

               Trata-se de uma valorizada Tradição das cidades de nossas MINAS GERAIS…quem não tem em sua memória, algum dobrado ou canção executada pela banda, atrás de uma procissão ou em um domingo na praça? E os nossos vibrantes Encontros de Bandas de Música?

               Infelizmente, muitas de nossas TRADIÇÕES CULTURAIS, inclusive  a nossa BANDA DE MÚSICA caiu no esquecimento e foi desativada…Desconheço os motivos, as razões desse lamentável fato. A presença da BANDA DE MÚSICA enriquecia muito as nossas Solenidades cívicas e religiosas.

                Por exemplo, nas cerimônias da SEMANA SANTA e em diversas outras festividades, como eram solenes as nossas Procissões da Paróquia de Sant’ana com a marcante presença da BANDA DE MÚSICA!

               FAÇO AQUI um apelo às nossas Autoridades…PREFEITURA MUNICIPAL ,  na pessoa da nossa SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Profa. Maria Virgínia Morais Garcia e do nosso novo Gerente Superior de Cultura,  Luiz Parreiras; juntamente com o nosso PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL, vereador  Francis Saldanha Franco ( que é músico e já pertenceu à nossa Banda de Música) e nosso PÁROCO da Paróquia de Sant’ana, Revmo.  Pe. Francisco Cota de Oliveira!

                Vamos juntos somar esforços para organizarmos a nossa BANDA DE MÚSICA! Vamos resgatar esse importante valor cultural em nosso município! Diversas cidades vizinhas tem suas bandas, bem organizadas e presentes na vida cívico-cultural do povo e recebem apoio dos Poderes Constituídos, das Paróquias e do povo em geral!

               Com a banda e uma escola de Música, podemos inclusive despertar os jovens talentos musicais de nossa cidade educativa ( que garanto que são muitos ) e promover assim também o resgate e a prevenção necessária dos nossos jovens diante das ofertas negativas da violência e das drogas!

               PEÇO O APOIO DE TODOS OS AMANTES DAS ARTES!!!  Vamos lá? 

 

Veja também