Veículo estava carregado com ácido fosfórico condensado; houve vazamento em direção a lagoa dos Ingleses
Fonte: O tempo.
Após quase 15 horas de interdição, a BR-040 foi liberada na noite desta quinta-feira (3). O acidente ocorreu por volta de 6h20, na altura de Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte, e a pista foi liberada somente por volta de 20h45.
O acidente, que não teve a motivação precisada, fechou a pista tanto no sentido Rio de Janeiro quanto para quem seguia em direção à capital mineira. A fila de carros chegou a 22 quilômetros, sendo 10 km no sentido Rio e 12 km no sentido Belo Horizonte.
Os desvios feitos pela cidade de Itabirito, na região metropolitana da capital e pelo Jardim Canadá também registraram congestionamentos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, Sergio Murilo da Silva, que dirigia o veículo de carga, teve ferimentos leves e foi conduzido ao hospital por uma ambulância da Via 040, concessionária que administra o trecho.
Ainda segundo a PRF, o material transportado pelo veículo é um líquido corrosivo, sendo que houve vazamento em direção à Lagoa dos Ingleses, tendo sido necessário o acionamento de órgãos ambientais. Mas o material não atingiu a água.
De acordo com o tenente do Batalhão de Emergências Ambientais e Respostas a Desastres (Bemad) do Corpo de Bombeiros, Warley Vieira, a carreta transportava 18 bombonas contendo cada uma um 1.150 quilos de ácido fosfórico condensado.
“Ao contrário das informações preliminares, o produto atingiu apenas as caneletas da rodovia, e não chegou à Lagoa dos Ingleses. Usamos terra das margens da rodovia para a contenção do material”, explicou.