A temporada de férias é de descanso para muitas pessoas e, ao mesmo tempo, de preocupação para quem vai viajar. A casa vazia acaba atraindo a atenção de ladrões.Em todo o Estado, a polícia registrou 237 ocorrências a cada 24 horas no primeiro mês do ano passado.
Adotar estratégias simples pode dificultar o crime. De acordo com especialistas, muitas vezes é a falta de cuidado do próprio morador que possibilita a desagradável surpresa de encontrar portas e janelas arrombadas e armários revirados ao voltar para casa.
Pedir alguém para recolher as correspondências, fazer a limpeza da fachada e alimentar os animais de estimação são cuidados fundamentais para evitar fazer parte das estatísticas, frisa o professor de Direito Penal José Roberto Vieira Lima, das Faculdades Promove.
Segundo ele, o ideal é o morador avisar a um vizinho de confiança que está saindo de férias. “E pedir para ele ficar de olho na casa”, completa o especialista em Gestão de Segurança Pública.
Fortalecer a Rede de Vizinhos Protegidos é uma das estratégias adotadas pela Polícia Militar mineira para coibir arrombamentos a imóveis. A ideia é que, na ausência de um morador, o outro, que não viajou, tome conta do imóvel vazio.
A medida também prevê a comunicação direta com os militares responsáveis pela área. Porta-voz da PM, major Flávio Santiago destaca que os grupos apresentam bons resultados. “Os vizinhos nos acionam em qualquer sinal de movimentação estranha”.
Confira as dicas da Polícia Militar para evitar ser alvo de criminosos nas férias:
- Evite o acúmulo de correspondências na porta
- Não deixe as luzes da casa acesas. O ideal é instalar sensores de luminosidade
- Além das portas da rua, tranque as dos demais cômodos, o que dificulta o acesso dos ladrões
- Cortinas nas janelas dificultam a visão do interior da casa
- Se possível, instale equipamentos de segurança, como câmeras e sensores com alarmes
- Não exponha viagens nas redes sociais. Deixe para postar as fotos quando voltar das férias
- Participe de grupos no WhatsApp de Vizinhos Protegidos
- Não faça o mesmo trajeto de casa para o trabalho e vice-versa
- Evite deixar o telefone por muito tempo na secretária eletrônica
- Verifique a presença suspeita de pessoas na rua antes de sair ou entrar no imóvel