O Brasil registrou aumento de quase 100 mil casos de dengue em apenas uma semana. Os casos passaram de 120 mil para o total de 217 mil apenas em janeiro.
O mês teve crescimento de 233% em relação ao mesmo período do ano passado. São 15 mortes já confirmadas no país e quase 150 estão em investigação.
Os dados são do Ministério da Saúde e foram apresentados, nesta terça-feira, 30, durante encontro de representantes das secretarias estaduais e municipais de saúde, em Brasília.
Estados com mais casos
Paraná, Minas Gerais, Acre, Goiás e Distrito Federal apresentam as maiores incidências da doença.
A distribuição da vacina contra a dengue pode começar na segunda semana de fevereiro.
Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a distribuição da vacina ainda não começou por conta de pendências do laboratório com a Anvisa.
Epidemia no DF
O Distrito Federal está em situação de epidemia. São quase 30 mil casos identificados em janeiro.
Um aumento de quase 1000% em relação ao mesmo período do ano passado.
Itaúna – altíssimo risco de epidemia de dengue
O primeiro Levantamento de Infestação do Aedes aegypti de 2024 coloca Itaúna em alerta máximo contra a Dengue e Chikungunya, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira 30/1.
O índice de infestação do município foi de 11,9%, percentual que indica situação de altíssimo risco. O Ministério da Saúde preconiza menos de 1%.
Agentes de combate à endemias percorreram 2.003 imóveis entre os dias 08 e 12 de janeiro. Foram coletados 427 tubitos com larvas, os quais foram encaminhados para análise no laboratório do setor de Vigilância Ambiental do município.
Novamente, o maior número de focos foi encontrado dentro das residências, com 98%. Os recipientes com maior incidência de focos são pratinhos de plantas, baldes, piscina plástica, garrafas, latas, lonas, pneus, dentre outros, todos passíveis de remoção.
Passa de 200 casos positivos
O número de casos confirmados de Dengue em Itaúna neste início de ano é preocupante. Foram 205 confirmações em apenas 26 dias, segundo o levantamento mais recente, média de 8 casos por dia. No mesmo período também foi confirmado 1 caso de Chikungunya.
Além dos cuidados em casa, jamais jogue lixo em lotes vagos para evitar possíveis criadouros.
Levantamento aponta altíssimo risco de epidemia de dengue em Itaúna