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Rádio Santana FM

Itaúna, 15 de junho de 2021

Ao receber uma cobrança via telefone, a Cemig recomenda que os clientes liguem para o “Fale com a Cemig” – Reprodução

 

 

A Cemig emitiu um alerta à população de Itaúna nesta sexta-feira,16/04, sobre a ocorrência  de golpes usando o nome da empresa.

 

Segundo a empresa, moradores estão recebendo telefonemas realizados por indivíduos que se dizem funcionários do departamento financeiro da Cemig e que têm a intenção de fazer a regularização de um padrão de energia irregular. Afirmam que, se o depósito não for efetuado em um prazo curto, a Cemig retirará imediatamente o medidor de energia do local. Após o contato, o cliente recebe um boleto bancário com dados falsificados, por e-mail ou WhatsApp, em nome de empresas ou pessoas físicas que não pertencem à “Cemig Distribuição”.

 

Geralmente, essa ligação é feita por meio de um telefone 0800, sendo quatro os números mais frequentemente utilizados pelos estelionatários: 0800-878-7751, 0800-591-3065, 0800-878-9783 ou 0800-878-2382.

 

O gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig, Wellington Cancian, explica que as equipes da Cemig são treinadas para confirmar os dados cadastrais dos clientes bem como os débitos e pendências que motivaram a ligação, reforçando a veracidade da sua atuação.

 

“Para se prevenir contra esses atos fraudulentos, recomendamos aos nossos clientes que, no momento do pagamento, confiram os valores e a empresa que emitiu a fatura. Os clientes devem desconfiar se alguma informação não estiver correta e, caso não esteja, consultar os canais de atendimento da Cemig para se informar sobre o débito que está sendo cobrado e também se a forma da cobrança está autorizada pela Cemig”, alerta.

 

Cuidados a serem tomados

 

Ao recebe uma cobrança via telefone, a Cemig recomenda que os clientes liguem imediatamente para o “Fale com a Cemig”, por meio do número 116, para verificação da autenticidade do contato. Além disso, a consulta de valores pendentes pode ser realizada por meio do WhatsApp (31-3506-1160), Telegram (@cemigbot), por SMS pelo número 29810 e, também, pelo App Cemig Atende e Agência Virtual (https://atende.cemig.com.br/Login).

 

Em casos de tentativa de golpe, a Cemig orienta que seja registrado boletim de ocorrência para a segurança do cliente e para que a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Investigação de Crime Cibernético, possa conduzir a devida investigação.