NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 14 de junho de 2021

cemig dicas carnaval

 

O carnaval é a festa popular mais aguardada, planejada e celebrada no Brasil. Carros alegóricos, fantasias, desfiles… É muita folia. É muita alegria. Mas nada disso tem graça se não for feito com atenção. Por isso, devemos ter muito cuidado com a rede elétrica antes, durante e depois das festividades.

Vamos ver algumas dicas de segurança que a Cemig preparou para você. 
Afinal, com eletricidade não se brinca; todo cuidado é pouco.

Serpentinas metálicas
A Cemig chama a atenção da população sobre os perigos da utilização de serpentina metálica e os riscos de acidentes com a rede elétrica.

Nunca lance artefatos  – como serpentinas, confetes, fogos de artifício, jatos de água e espuma, entre outros, na rede ou equipamentos elétricos, sejam metálicos ou não.

A comercialização das serpentinas metálicas está proibida desde 2012, pela Lei Estadual 20.374. Em caso de descumprimento, o infrator ficará sujeito às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Palanques para apresentação de shows
A montagem e a desmontagem devem considerar a existência das redes elétricas aéreas e, em caso de escavação, as subterrâneas.

Trios elétricos e carros alegóricos
Antes do evento, planeje todo o percurso, observando a existência e a altura das redes e os equipamentos instalados.

Aparelho de som, refrigeração e churrasqueiras elétricas
Não ligue aparelhos elétricos próximos a duchas ou piscinas.

Colisão de veículo com poste da Cemig
Não saia do veículo. Você poderá sofrer um choque elétrico se houver cabo partido em contato com o automóvel. Se precisar sair devido a incêndio, abra a porta e pule com os pés juntos o mais longe possível, sem tocar a lataria.

Não tente socorrer as vítimas se houver fio partido. Nesse caso, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros – 193 e a Cemig – 116.