CEPEX inicia o projeto “Xadrez é tudo”

5/11/2018 | Centro-Oeste, Destaque, Educação

Foto: Divulgação/CEPEX inicia o projeto “Xadrez é tudo”

Alisson Eustáquio*

O CEPEX está realizando na cidade de Santo Antônio da Serra o projeto “Xadrez é tudo”. O projeto que recebe apoio de algumas empresas pretende integrar a comunidade, valorizando a cultura entre crianças, adultos e idosos. O “Xadrez é tudo” é totalmente gratuito.

O CEPEX é o Centro de Estudos e Pesquisas do Xadrez, situado em Itaúna no interior de Minas Gerais, fundado em 13 de outubro de 1999 com o intuito de divulgar o esporte na cidade e região. Tem como objetivo difundir o esporte e trazer novos praticantes da arte do xadrez, tendo em vista principalmente crianças e jovens, utilizando o xadrez como meio de formação de cidadãos independente de se tornarem campeões.

O presidente e fundador da CEPEX Marcos Elísio conversou com o Jornalismo da Santana FM e explicou o que é o projeto.

“O Xadrez é tudo é um trabalho que estamos começando na comunidade de Santo Antônio da Serra para levar xadrez para adultos, idosos, crianças e adolescentes. Quarta-feira (29) foi o lançamento oficial e nesta quarta (07) nós começamos a primeira, que serão contínuas. Toda semana, toda quarta nós vamos para a comunidade fazer o trabalho”, disse o presidente.

Marcos ainda fala que o objetivo é levar outras oficinas para a comunidade.

“O objetivo é integrar a comunidade, levar a cultura de um modo geral, não só o xadrez. Porque o nosso objetivo é ter outras coisas além do xadrez como a biblioteca comunitária, música, dança, pintura e desenho”, destaca Marcos.

O projeto Xadrez é tudo conta com a parceria da Rádio Santana FM, a MBL, o projeto Sabor e Saber e o jornal social.

*Estagiário supervisionado por Paloma Guimarães

Veja também