Granizos que caíram em Bambuí tinham em média 3 centímetros – Foto Redes Sociais
A chuva de granizo que caiu em Bambuí na tarde desta segunda-feira (3) assustou moradores, quebrou telhas, danificou vidros e arrancou cinco árvores, segundo informações da Defesa Civil e Polícia Militar. Apesar dos danos, não houve feridos e o Corpo de Bombeiros de Arcos, que atende a cidade, disse que não houve acionamento.
De acordo com registros dos moradores, as pedras de gelo tinham mais de três centímetros. O temporal durou cerca de 30 minutos.
As imagens compartilhadas pelos moradores nas redes sociais mostram telhas quebradas ou arrancadas de residências, além de carros com vidros quebrados devido ao impacto das pedras.
Cemig
Chuva de granizo em Bambuí – Foto Redes Sociais/Divulgação
A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que a chuva provocou vários danos ao sistema elétrico e, consequentemente, várias ocorrências de falta de energia.
Segundo a companhia, o volume de serviços emergenciais contabilizados é superior a um dia típico de outubro, com registro de casos envolvendo fios partidos, árvores e objetos lançados à rede, que são prioridade de atendimento por envolverem riscos a terceiros.
Para atender a todos os clientes no menor tempo possível, a empresa disse que está mobilizando todos os recursos disponíveis para os reparos.
A empresa informa, ainda, que existem clientes sem energia e está priorizando os restabelecimentos, sendo que a previsão é que todos os clientes tenham o fornecimento de energia normalizado ainda nesta segunda-feira.
Chuva de granizo em Bambuí – Foto Redes Sociais/Divulgação
Ruas cobertas por placas de ‘gelo’ em MG
‘Gelo’ tomou ruas de Alto do Rio Doce, no Campo das Vertentes – Foto Reprodução/Redes sociais
Uma chuva de granizo causou estragos em várias cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes. No município de Alto Rio Doce, a Rua João Batista Viana, no Centro, ficou coberta por placas de “gelo”.
Em outra imagem, populares tentavam tirar as placas com pás. Na manhã desta terça-feira (4), parte do gelo já havia derretido, mas equipes da Prefeitura estão nas ruas para os reparos necessários.
O morador Geraldo Abreu, de 59 anos, contou que a região Central da cidade foi uma das mais afetadas.
“Com pedras desse jeito, desse tamanho, é a primeira vez que vejo isso aqui. Nunca tinha visto isso na vida”, contou.
Ainda de acordo com o morador, muitas casas ficaram com os telhados danificados e a demanda está tão grande que o comércio local já está com falta de telhas.
Moradores de Barbacena, Rio Pomba, Guiricema, São João del Rei, Antônio Carlos, Alto Rio Doce e Ubá foram surpreendidos por uma chuva acompanhada de granizo na tarde de segunda-feira (3).
O fenômeno ocorre quando o ar quente da superfície terrestre encontra nuvens densas e muito frias em pontos mais altos da atmosfera.
Com informações do G1