Chuva forte na noite deste domingo causa inundações na Prainha

13/12/2021 | Itaúna

Entra e sai administração, o problema de inundações segue sem solução – Foto reprodução redes sociais

 

 

Um problema antigo que é revivido todos os anos pelos moradores, comerciantes e motoristas que trafegam pela Avenida mais movimentada e famosa da cidade, Avenida Jove Soares (Prainha).

 

Neste domingo 12/12, as cenas se repetiram, apos forte chuva registrada na cidade. O rio que passa pela canalização da Prainha, não suportou a quantidade de água da chuva, o que  fez com que a avenida  na região central, se transformasse em rio mais uma vez. Outros pontos da cidade já conhecidos da população também registraram inundações.

 

Problema antigo

 

Desde o fim os anos 80, nesta época do ano, choveu forte, a vazão do rio que corta a Prainha não suporta a quantidade de água e transborda. Entra e sai administração, o problema segue sem solução. A  água da chuva que desce dos dois lados da cidade e entra no canal da Prainha, somando com a aguá que vem das cabeceiras do riacho, (Sumidouro), no fim da Avenida Jove Soares, fazem a canalização não suportar o volume de água.

 

Vários vídeos nas redes sociais registraram os alagamentos.

 

Peixe retirado da água

 

Um vídeo postado nas redes sociais mostra um peixe sendo retirado da água da enchente. Certamente o animal desceu com a correnteza, após o lago que fica ao lado da nova prefeitura transbordar, no Bairro Boulevard Lago Sul.

 

A previsão do tempo é de continuidade das precipitações ao longo da semana.

 

Pancadas de chuva e trovoadas podem ser esperadas a qualquer hora do dia durante a semana no Centro-Oeste de Minas. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chuva deve chegar com volume acentuado. O órgão emitiu um alerta de perigo de chuvas intensas nesta segunda-feira (13). O aviso começou a valer às 10h e está previsto para terminar às 10h de terça-feira (14).

 

Previsão do tempo

 

A semana na região deve ser de céu encoberto a nublado, com muita nebulosidade e condições favoráveis para chuva a qualquer hora. O motivo é o acúmulo de uma grande convergência de umidade e as áreas de instabilidade persistentes.

 

Quanto às temperaturas, segundo o Inmet, o esperado é estabilidade. Os termômetros devem variar entre 16°C e 30°C. A umidade relativa do ar fica acima de 80%.

 

O instituto ainda ressaltou que, nas próximas 24h, devem ter ser registrados grandes volumes de chuva nas regiões e que chuvas fortes são esperadas para as próximas 72h.

 

 

Inmet emite alerta para a região; pancadas de chuva e trovoadas são esperadas

 

 

 

Veja também