As fortes chuvas que atingiram Santa Catarina desde a última sexta-feira 17/5, causaram transtornos em ao menos 22 cidades do estado. Até a manhã desta segunda-feira 20/5, os municípios já contabilizavam 987 afetados pelas chuvas.
Cidade mais atingida, Rio do Sul, no Vale do Itajaí, registra 478 desabrigados. No município, o nível do Rio Itajaí Açu atingiu 8,97 metros de profundidade, chegando a transbordar e causar enchentes e pontos de alagamento em alguns bairros.
Segundo a Defesa Civil de Rio do Sul, o volume de chuvas que atingiu a cidade no último sábado (18) é o maior registrado desde julho de 2016, quando foi inaugurado o sensor que mede os níveis do rio e de precipitação pluviométrica. Os estragos motivaram a prefeitura a decretar situação de emergência municipal.
Além de Rio do Sul, outras sete cidades catarinenses que enfrentam as consequências das chuvas decretaram situação de emergência. São elas: Araranguá, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Passo de Torres, São João do Sul, Sombrio.
Ao longo do domingo 19/5, a chuva foi gradualmente diminuindo nas principais áreas atingidas, mas uma massa de ar frio manteve as temperaturas baixas em boa parte de Santa Catarina. Uma nova frente fria deve atingir o Rio Grande do Sul nesta terça-feira 21/5, podendo causar pancadas de chuva na divisa com Santa Catarina, principalmente na região Grande Oeste.