Desde o dia 25/4, à secretaria de saúde está realizando o projeto de cirurgias ortopédicas de baixa complexidade gratuitamente, em Itaúna.
Os procedimentos incluem correção de dedo em gatilho, síndrome do túnel do carpo e cisto sinovial.
De acordo com a Prefeitura, cirurgias ortopédicas de baixa complexidade são aquelas que não demandam internação hospitalar.
Os procedimentos estão sendo realizados no Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas (Cemo) Doutor Ovídio Nogueira Machado.
Após consulta com médico ortopedista, o paciente com indicação de um desses procedimentos receberá o encaminhamento para a cirurgia.
O paciente então deve procurar a Portaria 1 do CEMO, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, com encaminhamento médico ortopedista e cópia dos documentos: identidade; CPF; cartão do SUS; comprovante de endereço atualizado.
O Secretário Municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, explica que o projeto visa diminuir o fluxo de demandas ortopédicas no Hospital Manoel Gonçalves.
“Esperamos otimizar a fila de espera da especialidade e colaborar assim para desafogar o Hospital Manoel Gonçalves, garantindo uma melhorar a qualidade na assistência prestada aos usuários, impactando de forma muito positiva a vida do cidadão itaunense”, explica