NO AR AGORA

Rádio Santana FM

Itaúna, 25 de junho de 2021

Foto: Divulgação/ Cemig

 

Para aumentar as possibilidades do cliente em situação de inadimplência ficar em dia com a companhia, a Cemig vai permitir o pagamento das faturas em atraso no momento em que os eletricistas estiverem em visita para efetuar o desligamento. O pagamento será feito exclusivamente pela máquina nas modalidades de cartão de débito ou crédito, sendo que esta última poderá ser dividida em até 12 vezes sem juros.

 

De acordo com o gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig, Wellington Cancian, é importante que o cliente saiba exatamente o débito que possui com a companhia. “A opção permitirá aos nossos clientes solucionarem a pendência antes do desligamento. Recomendamos a consulta dos débitos pelo nosso aplicativo, disponível para smartphones android e IOS. Dessa forma, o cliente vai saber com exatidão o valor do débito e poderá fazer a transação com a máxima segurança. A consulta também pode ser feita pelo WhatsApp, no número 31-3506-1160  na opção ‘Meus débitos’”, explica.

 

Atenção para evitar golpes e outras modalidades de pagamento

 

Wellington Cancian também destaca que os eletricistas da Cemig estarão sempre identificados com crachás e uniformes da companhia ou de empresas contratadas  e portarão uma máquina de pagamentos via cartão da marca Getnet, que conta com aplicativo próprio desenvolvido pela Cemig para o recebimento dos valores devidos.

 

“Os nossos eletricistas estão devidamente uniformizados e usando crachás de identificação funcional. Antes de realizar o pagamento, o cliente deve conferir na tela da máquina se consta corretamente o CNPJ da Cemig, que é o 06.981.180.000116. Este número também consta na fatura, portanto, é só comparar para ter absoluta certeza de que está pagando para a Cemig. Em caso de qualquer dúvida, o cliente também pode ligar para o telefone 116”, explica Cancian.

 

Avisos de cortes e outras modalidades de pagamento

 

Antes do corte de energia, a Cemig entra em contato com o cliente por meio de diversas formas de comunicação, visando evitar que o fornecimento seja interrompido.

 

Os clientes são alertados sobre o atraso nas faturas via e-mail, SMS, cartas e contato telefônico. Para tanto, é importante manter o cadastro devidamente atualizado.

 

A informação também vem em destaque na fatura, no campo “reaviso de contas vencidas/débitos anteriores”. Ao receber a conta, o cliente deve verificar esse campo, que é destacado em amarelo no formulário, para identificar possíveis notificações de débitos pendentes. Observar essa informação na conta de luz pode evitar suspensão do fornecimento de energia e custos adicionais com a religação.

 

Para garantir o recebimento desses comunicados, é fundamental que o cliente mantenha seu cadastro e contatos atualizados junto à empresa. “Por isso, recomendamos aos nossos clientes que cadastrem seu e-mail ou telefone para receber mensagens sobre inadimplência, por meio dos canais digitais, como o aplicativo Cemig Atende, WhatsApp, via opção “Atualizar meus contatos” e o site www.cemig.com.br.

 

Vale destacar que o cliente da Cemig continua com a possibilidade de colocar sua conta em débito automático ou pagá-la por outros meios: canais digitais bancários, Agências bancárias físicas e agentes arrecadadores credenciados.

 

No caso da opção pelo débito automático em conta, o cliente pode realizar o cadastro em seu banco de preferência, utilizando o código disponível na própria fatura. O procedimento é simples e precisa ser realizado uma única vez. Clientes dos bancos Santander, Bradesco,  Itaú, Banco do Brasil, Sicoob, Mercantil e Banco do Nordeste podem realizar o cadastro diretamente nos canais de atendimento Cemig.

 

“Os nossos clientes ainda podem realizar os pagamentos de forma digital, utilizando o código PIX emitido nas faturas de energia elétrica. Além de moderno e digital, é um processo rápido e seguro”, sugere Cancian.